Nivelamento do terreno para o E-ELT é feito com bombas
No dia 19 de Junho, ocorreu uma cerimônia de nivelamento de montanha, para assinalar um importante marco no projeto do ESO do European Ex...
https://olharastronomico.blogspot.com/2014/06/nivelamento-do-terreno-para-o-e-elt-e.html
No dia 19 de Junho, ocorreu uma cerimônia de nivelamento de montanha, para assinalar um importante marco no projeto do ESO do European Extremely Large Telescope, o conhecido, E-ELT. A detonação ocorreu no pico de 3.000 metros do Cerro Armazones, como objetivo de nivelamento do cume da montanha em preparação para a construção do maior telescópio óptico/infravermelho do planeta.
A 20 Km de distância da detonação, na cerimônia, estavam presentes altos dignatários tanto do Chile como dos Estados Membros do ESO, assim como representantes das comunidades locais, oficiais do projeto e pessoal do ESO.
A ordem para se proceder à detonação foi dada pelo Sub-Secretário do Ministério de Bens Nacionais chileno, seu nome: Jorge Maldonado. A companhia chilena ICAFAL Ingeniería y Construcción S.A. fez explodir parte do topo do Cerro Armazones, libertando 5.000 metros cúbicos de rocha. Esta é apenas uma parte do elaborado processo de nivelamento que ajudará a moldar a montanha, para assim, acomodar o telescópio de 39 metros e a sua enorme cúpula. Ao total terão que ser deslocados cerca de 220.000 metros cúbicos de rocha, abrindo-se assim espaço para a plataforma de 150 por 300 metros do E-ELT.
Prevê-se que o E-ELT comece a operar em 2024, altura em que começará a investigar os maiores desafios astronômicos da nossa época. Se estima que o telescópio gigante, que será um dos maiores telescópios, se não, o maior telescópio do mundo, permita a exploração de reinos completamente desconhecidos no Universo.