O raro triplo trânsito de luas de Júpiter, fotografado pelo Hubble
O Telescópio Espacial Hubble, registrou dia 24 de Janeiro, a passagem das 3 maiores luas de Júpiter, que faziam este belo desfile em fre...
https://olharastronomico.blogspot.com/2015/01/o-raro-triplo-transito-de-luas-de.html
O Telescópio Espacial Hubble, registrou dia 24 de Janeiro, a passagem das 3 maiores luas de Júpiter, que faziam este belo desfile em frente às faixas e feições atmosféricas do nosso gigante gasoso. As luas que participaram do raríssimo fenômeno, foram Io, Calisto e Europa.
Os chamados Satélites Galileanos, completam suas órbitas ao redor de Júpiter num período que varia de 2 a 17 dias. E normalmente, ao transitarem a face de Júpiter, têm suas sombras projetadas no topo das nuvens do planeta. Porém, observar três luas, transitando a face de Júpiter, ao mesmo tempo, é algo consideravelmente raro, que só ocorre uma ou duas vezes por década.
As luas nessas fotos aparecem com cores distintas. A antiga e repleta de crateras superfície de Calisto aparece na cor marrom, a suave e congelada superfície de Europa aparece com uma coloração amarela esbranquiçada, e a vulcânica e coberta com dióxido de enxofre superfície de Io aparece alaranjada. A aparente difusão de algumas sombras, depende da distância da lua até Júpiter, no momento do trânsito. Quanto mais distante uma lua está do planeta, a sua sombra aparece mais suave, pois a sombra pode ser mais espalhada no disco.
Confira mais imagens, em: http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2015/05/image/a/