olharastronomico

Saiba mais sobre o eclipse total de 20 de Março de 2015

Nessa semana, a Lua irá cobrir completamente o disco do Sol, criando um eclipse solar que infelizmente, somente uma pequena parte do mun...


Nessa semana, a Lua irá cobrir completamente o disco do Sol, criando um eclipse solar que infelizmente, somente uma pequena parte do mundo poderá ver.
O eclipse total do Sol de 20 de Março de 2015 será o primeiro desde o eclipse de 3 de Novembro de 2013. O cone de sombra da Lua irá traçar uma passagem curva principalmente sobre o Atlântico Norte e sobre o Oceano Ártico, começando na ponta sul da Groenlândia e então seguindo contra o relógio para nordeste, passando entre a Islândia e o Reino Unido.
A sombra irá passar sobre as Ilhas Faroe, um grupo de ilhas pouco habitadas da Noruega e então continuará correndo no sentido contrário do relógio para noroeste, onde deixa a superfície da Terra perto do Polo Norte.
A boa notícia é que se você não tiver a chance de ver o eclipse total do Sol pessoalmente, você pode acompanhar ao vivo pela internet. O site slooh.com vai transmitir ao vivo o eclipse a partir das 5h30 no horário de Brasília.
As Ilhas Faroe são um conjunto de ilhas que possuem uma área total de 1.400 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 50.000 pessoas. As ilhas são rugosas e rochosas com picos baixos e a costa é formada na sua maioria por abismos.
O ponto de máximo do eclipse acontecerá a cerca de 260 km ao norte das Ilhas Faroe, no Mar da Noruega. E se comparada com a maior parte dos eclipses, a sombra da Lua que será projetada na superfície da Terra nesse evento será um pouco maior, fazendo do eclipse um pouco maior. A faixa de escuridão medirá cerca de 463 km de largura e 150 km de extensão.
Essas dimensões incomuns podem ser atribuídas em parte para o fato de que cerca de 13.5 horas antes, a Lua estará no perigeu, a cerca de 357.584 quilômetros de distância da Terra. E devido à sombra passar sobre o Ártico, ela atingirá a Terra num ângulo bem oblíquo, resultando numa forma distinta para esse eclipse.
Após, cerca de meia hora depois de deixar as Ilhas Faroe, a sombra fará seu contato final com a Terra em Svalbard, um arquipélago norueguês no Oceano Ártico. Situado ao norte do continente principal da Europa, ele está a cerca de meio caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte. A maior ilha é Spitsbergen, seguida de Nordaustlandet e Edeoya. Além das estações de pesquisas localizadas em Alert, Nunavut e Nord, Groelândia. Já Svalbard, é o lugar mais ao norte no planeta Terra com uma população permanente de cerca de 2.642 pessoas.
Um navio de observação que conseguir um tempo limpo e seguir o eclipse poderá observar o Sol encoberto completamente por cerca de 2 minutos e 46.9 segundos.
A cidade de Barentsburg em Spitsbergen (uma das principais ilhas de Svalbard) testemunhará 2 minutos e 20 segundos de escuridão começando às 7h11 no horário de Brasília com o Sol a 11 graus de altura.
Infelizmente, o tempo nessa época do ano nessa parte do globo é uma transição entre o inverno e a primavera e não é nada favorável. As chances de céu limpo são de 20% para as Ilhas Faroe e um pouco melhor, de 34.6% para Spitsbergen. Mas algumas vezes um local com condições climáticas ruins pode surpreender.
Em todo o resto da Europa e no norte da África, o eclipse da próxima sexta-feira, será um grande eclipse parcial do Sol. Dependendo de onde você estiver na Europa, você poderá ver de 50% a 99% o disco do Sol eclipsado.
Em áreas com 80% ou mais de cobertura do Sol, durante o eclipse, ocorre um efeito chamado de “Counterfeit Twilight”, fenômeno que acontece por alguns minutos, aproximadamente no momento do máximo do eclipse. Em Londres a cobertura do Sol será de 87% e no norte da Finlândia e Islândia, a cobertura do Sol chegará a cerca de 97%.

Artigos relacionados

Eventos 739163280705342467

Postar um comentário

emo-but-icon

item