Telescópio Kepler perde a capacidade de encontrar planetas
Depois de 3 meses, a NASA desistiu de tentar restaurar a operação do telescópio Kepler, que estava em busca a novos planetas. O equipamento ...
http://olharastronomico.blogspot.com/2013/08/telescopio-kepler-perde-capacidade-de.html
Depois de 3 meses, a NASA desistiu de tentar restaurar a operação do telescópio Kepler, que estava em busca a novos planetas. O equipamento estava desde Maio com duas das quatro rodas de reação, que movimentavam e posicionavam o Kepler, não estavam funcionando, sendo que precisa de 3 no mínimo em funcionamento.
Segundo a NASA, a primeira roda parou de funcionar em Julho de 2012. Em Novembro, o telescópio completou sua missão inicial e começou uma missão estendida que deveria durar 4 anos. Mas, uma segunda roda falhou em Maio.
Semana passada, a missão reavaliou a condição do telescópio e chegou à conclusão de que não era possível recuperar as rodas. Sem 3 desses equipamentos em funcionamento, o Kepler não consegue a precisão necessária para coletar dados de exoplanetas. Mesmo assim, a NASA comemora as descobertas feitas, e as que ainda virão dos dados coletados e ainda não explorados.
Apesar de não poder mais caçar planetas, o Kepler ainda pode ser usado para outras pesquisas, pelo menos é o que os engenheiros e cientistas da NASA estão tentando fazer. No dia 2, a NASA pediu por contribuições da comunidade científica para tentar descobrir usos para o telescópio e suas duas rodas.
Nos quatro anos de sua missão primária, o Kepler identificou 135 exoplanetas e 3,5 mil "candidatos". O Kepler Team agora a analisar os dados coletados, principalmente em busca dos tão esperados planetas de tamanho similar à Terra em zonas habitáveis.