olharastronomico

[DOWNLOAD] Todos episódios de Cosmos: A Spacetime Odyssey (Dublado)

Em colaboração à vocês, desta vez vou disponibilizar a série sem links externos. Dessa forma, deixamos a ciência sem barreiras. Afin...


Em colaboração à vocês, desta vez vou disponibilizar a série sem links externos. Dessa forma, deixamos a ciência sem barreiras. Afinal, a série está sendo disponibilizada a favor do Projeto Curiosity da Olhar Astronômico. Sabemos que é pirataria, de fato, mas muitas pessoas são pouco afortunadas e não tiveram a chance de assistir a série na TV. Aproveitem!

Sinopse: Continuação da série de 1980, Cosmos, que foi apresentada por Carl Sagan. O apresentador da nova série é o físico Neil deGrasse Tyson. Nesta série, você vai aprender um pouco do seu lar, e do mundo a fora que acende as chamas da imaginação de vários pequenos e grandes astrônomos da Terra. A vida como surgiu, e como a ciência se evoluiu.

EP.1: De pé na Via Láctea


O primeiro episódio da nova série Cosmos se inicia com um trecho de áudio da primeira versão, no qual o Carl Sagan diz: "(...) o cosmos é tudo o que existe, ou que já existiu ou que sempre existirá. Venha comigo!". Logo em seguida, o astrônomo Neil deGrasse Tyson, apresentador da nova versão, convida o telespectador a reviver a saga proposta por Sagan em 1980, quando a série foi televisionada pela primeira vez. Diversos elementos são retomados, como por exemplo a chamada "nave da imaginação" e o próprio local de filmagem da abertura da série.


EP.2: Algo que as moléculas são capazes de fazer


O episódio se inicia abordando as origens da domesticação dos cães, que talvez tenha sido o primeiro caso de seleção artificial, que transformou os lobos nos cães domésticos, fazendo um paralelo então com o caso da seleção natural no caso dos ursos polares e ursos pardos. Tyson aparece então no antigo carvalho no qual Carl Sagan se sentou no segundo episódio da primeira versão da série, em One Voice in the Cosmic Fugue. Ao redor dele, trata da evolução dos olhos. Tyson introduz o telespectador ao "Hall da Extinção" (Halls of Extinction), um local fictício que reaparecerá outras vezes ao longo da série e que reúne as cinco grandes extinções em massa pelas quais o planeta Terra atravessou, cada uma disposta num corredor distinto, bem como um sexto corredor ainda sem nome, retomado apenas no nono episódio da série.


EP.3: Quando o conhecimento venceu o medo


O episódio se inicia com a imagem de um bebê abandonado numa cesta, simbolizando a própria humanidade que, ao longo do processo evolutivo, esteve entregue à própria sorte. Contudo, com a ajuda da capacidade de reconhecimento de padrões, os seres humanos puderam entender os ciclos sazonais do planeta e utilizar o céu como um calendário. Tyson foca-se então à questão dos cometas e como eles receberam diferentes interpretações em diversos grupos distintos, quase sempre remetendo à ideia de desastres.


EP.4: Um céu cheio de fantasmas


Uma animação com um diálogo entre os astrônomos William Herschel e seu filho John Herschel abre o episódio. Tyson apresenta o calendário cósmico e o Big Bang, falando da teoria da gravidade descrita por Newton e pelo aprofundamento feito por William Herschel. De volta à animação, Herschel mostra a seu filho a constelação do leão. Neste ponto o episódio retoma o oitavo episódio da primeira versão da série, "Travels in Space and Time", quando Sagan visitou a cidade de Vinci, no norte da Itália, onde Einstein começou realizou as primeiras leituras que o conduziriam à teoria da relatividade. Tyson explica os efeitos decorrentes da velocidade da luz e suas implicações em teóricas viagens no tempo e viagens interestelares.


EP.5: Escondido na luz


Mozi foi um dos primeiros nomes importantes na filosofia chinesa e seu livro Contra o Destino. Poucos séculos após sua morte, o primeiro imperador e unificador da China, Qin Shihuang, conhecido especialmente pelo seu Exército de terracota. Ele unificou moedas, medidas e a escrita chinesa. Qin, no entanto, teve uma postura oposta à de Mozi, conduzindo um governo autoritário e avesso ao pensamento científico. Alhazen foi um dos pioneiro da óptica, depois de Ptolomeu, sendo um dos primeiros a explicar o fenômeno dos corpos celestes no horizonte.


EP.6: Aprofundando



O tema central do episódio é o dos mundos que estão além da nossa percepção visual, especialmente o dos átomos. Através da nave da imaginação, DeGrasse viaja para o interior de uma gota de orvalho, onde observa a batalha entre um paramécio e um Dileptus. Passa a acompanhar então um exemplar de tardígrado, analisando como tais animais teriam sobrevivido às cinco grandes extinções em massa do planeta Terra. Fala da importância das plantas e da clorofila, reduzindo ainda mais o tamanho da nave da imaginação para explicar o processo em termos bioquímicos.


EP.7: Sala limpa



O episódio narra a história do geoquímico estadunidense Clair Patterson e sua busca por estabelecer a idade da Terra por meio do cálculo da quantidade de chumbo em cristais de zircônia. Retoma-se uma das grandes tentativas sistemáticas de se realizar esse tipo de cálculo, feita por James Ussher, mas que baseou-se na morte de Nabucodonosor, evento relatado na Bíblia, somando a ela as linhas de tempo de outros monarcas. É exibida a grande Cratera de Barringer, no Arizona.


EP.8: As irmãs do Sol


O episódio se inicia retomando a relação dos seres humanos com as estrelas e de como ela se perdeu com o crescimento das grandes e luminosas cidades modernas. Fala das Plêiades, em especial de Alcyone. Tal constelação era utilizada como uma espécie de teste de visão: se alguém pudesse ver seis estrelas dela, era considerado algo normal; caso fosse capaz de ver sete delas, tratar-se-ia de uma visão extremamente apurada. Tyson lembra então os aspectos mitológicos que rodeiam a constelação, que em muitos casos as relacionaram a sete virgens.


EP.9: Os mundos perdidos do planeta Terra


Tyson retoma mais uma vez o calendário cósmico. Fala da lignina e de como essas moléculas permitiram às árvores dominarem o planeta. Mas a lignina não era bem decomposta, além do fato de que os cupins demorariam cerca de 100 milhões de anos para surgirem. Assim, as árvores que morriam foram soterradas durante o Carbonífero, há cerca de 300 milhões de anos, e isso permitiu um grande aumento da carga de oxigênio na Terra, fato este que explicaria os insetos de grande proporção que povoaram a Terra naquele período.

EP.10: O visionário da eletricidade


A fim tratar das soluções dadas por Michael Faraday e James Clerk Maxwell, o episódio se inicia com os questionamentos de Isaac Newton e do ainda jovem Albert Einstein, que indagaram, respectivamente, como o Sol exercia sua força gravitacional e de como os ímãs sua atração magnética. Assim, a história de Faraday é apresentada, retratando-o como um aluno com dificuldades durante a infância, e que teria até mesmo abandonado a escola.


EP.11: Os imortais


O tema central deste episódio é o do fim de grandes civilizações; de como isso acorreu no passado e de como a civilização atual pode estar se conduzindo a um fim catastrófico. O episódio se inicia em Uruk, uma das mais antigas cidades do mundo, na região onde hoje se situa o Iraque. A narrativa conduz então à princesa acádia Enheduana e o subsequente relato de Gilgamesh, um dos primeiros registros de uma grande epopeia que se tem conhecimento. Fala-se da construção do muro de Uruk e do encontro de Gilgamesh com o sábio Utnapishtim, que o instruiu a construir uma arca para salvar a si e aos animais de uma grande inundação, num dos muitos exemplos de mito do dilúvio, neste caso cerca de mil anos anterior ao relato da mitologia cristã da arca de Noé.


EP.12: O novo mundo livre


O décimo segundo episódio se inicia abordando o planeta Vênus e de como o efeito estufa teria sido um dos responsáveis pela grande alteração das condições climáticas naquele planeta. Retoma, dessa maneira, o quarto episódio da primeira versão da série Cosmos, intitulado Heaven and Hell. Tyson descreve como a sonda Venera 13 teria pousado em Vênus no ano de. Fala de como o carbono foi responsável por, que em Vênus está em sua forma gasosa, dióxido de carbono. No caso da Terra, o carbono teria se concentrado principalmente em rochas carbonadas. Fala de algas unicelulares que teriam o dióxido de carbono expelido pelos vulcões terrestre e o converteram em calcário. 



EP.13: Sem medo do escuro


O episódio se inicia com uma representação computadorizada da biblioteca de Alexandria, com a qual Tyson interage e dá uma ideia da importância que a biblioteca teve para o conhecimento da humanidade. Em determinado momento, Tyson chega a quase parafrasear trechos do último episódio da primeira versão da série, que também recria a grande biblioteca, muito embora com recursos técnicos limitados à tecnologia da época. Fala então de Eratóstenes e do experimento através do qual ele mediu com impressionante grau de precisão a circunferência do globo.





Fonte: Wiki

Artigos relacionados

exclusivo 6341539799205521440

Postar um comentário

  1. Quando tento baixar pelo mega dá que acima de 1gb tem que pagar aí fica difícil.

    ResponderExcluir
  2. Vou analisar isto, e ver o que posso fazer.

    ResponderExcluir
  3. Qual a qualidade e o formato que se encontram os videos?

    ResponderExcluir

emo-but-icon

item