olharastronomico

Primeiro Eclipse Solar Parcial de 2017 será visível no Brasil

O primeiro Eclipse Solar Parcial de 2017 será visível em boa parte do Brasil. A data para este evento será dia 26 de Fevereiro, domingo...


O primeiro Eclipse Solar Parcial de 2017 será visível em boa parte do Brasil. A data para este evento será dia 26 de Fevereiro, domingo de Carnaval. Porém, infelizmente em algumas cidades mais ao nordeste e norte do país, como Fortaleza por exemplo, não será possível fazer a observação desse evento.
Para quem não sabe o que é um Eclipse Solar, é quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra, conforme podemos ver na imagem abaixo.



Este fenômeno é em especial para as cidades que estão mais abaixo da linha do equador, pois nas cidades como Fortaleza citada anteriormente, será uma porcentagem tão baixa de ver o Sol "escurecido", que não será perceptível. 
Em São Paulo, teremos aproximadamente 50% do Sol "escurecido". Com início às 10h03 no horário de Brasília, e com máximo eclipse às 11h29 do horário de Brasília.

Mas a Olhar Astronômico ressalta, para se fazer a observação desse evento é necessário termos alguns cuidados. Utilize filtros especiais, ou cartolina com furo de agulha, mas não utilize o olho nu, não se recomenda e pode afetar a sua visão.
Vamos aproveitar este incrível evento que o Universo nos deu, e bons céus a todos. Para horários de início de eclipse e máximas, acesse VerCalendário. Utilize os horários das capitais, para a sua cidade (caso ela for do interior). 

Artigos relacionados

exclusivo 8447955101503458276

Postar um comentário

emo-but-icon

item