olharastronomico

Agora é oficial : Voyager I sai do sistema solar

A sonda Voyager 1 deixou o sistema solar e entrou no espaço interestelar depois de 36 anos de viagem. A informação teve confirmação pelo...


A sonda Voyager 1 deixou o sistema solar e entrou no espaço interestelar depois de 36 anos de viagem. A informação teve confirmação pelos cientistas da NASA hoje.
A sonda se encontra a aproximadamente 19 bilhões de quilômetros do Sol e está no local mais distante da Terra que um objeto feito pelo homem conseguiu chegar. E agora começou a exploração da nossa galáxia além de ainda ter a influência do Sol. A Voyager I é a primeira das Voyagers lançadas, agora aguardamos a Voyager II.
As informações da sonda indicava que o equipamento viajava há quase um ano em uma área de gás ionizada, uma zona de transição fora da heliosfera, mas que ainda pode se sentir a influência do Sol. Mas agora, foi comprovado que a sonda Voyager 1 não está mais no Sistema Solar. "Acreditamos que esse é um salto histórico da humanidade no espaço interestelar", diz Ed Stone, o cientista do projeto Voyager.
As duas sondas que foram lançadas com aproximadamente um mês de intervalo ainda seguem em bom estado. Principalmente se for levado em consideração que elas passaram por Júpiter, suportaram o frio por estar longe do Sol e passaram por radiações de alto perigo.
         

A sonda Voyager 1 tem só 68 kilobytes de memória de computador. Atualmente, as mensagens de rádio da Voyager 1 enviadas para a NASA demoram cerca de 17 horas para chegar aqui no planeta Terra.
Mesmo com pouca memória, a Voyager 1 não só ultrapassou as barreiras do Sistema Solar, como também registrou descobertas importantíssimas. Além de estudar Júpiter e Saturno, analisou a velocidade do vento solar, a temperatura e níveis de radiação do espaço interplanetário, sendo que nem era essa sua missão. Sua missão era explorar as vizinhanças do planeta Júpiter e também de Saturno durante um período de 4 anos.
Diz Stone que a sonda ainda é uma nave saudável e também bastante eficiente. As fontes de energia das sondas são feitas de plutônio e devem parar de produzir eletricidade daqui 10 a 15 anos. A duas transportam discos de cobre banhados a ouro com as gravações em 60 línguas, amostras de música de várias culturas, sons da natureza da Terra ou produzidos pelo homem e também saudações, também contém um mapa estelar e entre outras coisas, como imagens.

Artigos relacionados

NASA 6043020922907904014

Postar um comentário

  1. É incrível, com tão "pouca" tecnologia, o homem chegou tão longe....e ao mesmo tempo, com tanta tecnologia (que cabe no bolso) só é utilizada para acessar o facebook....

    Belíssimo vídeo, e acessar seu blog já esta virando uma rotina diária, assim como acessar o http://hypescience.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, sempre será bem vindo aqui Flávio :)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

item