olharastronomico

Nossa galáxia pode ser bem maior do que se pensava!

De acordo com um novo estudo liderado por Yan Xu do Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, NY, a nossa galáxia é no mínimo 50% maior...


De acordo com um novo estudo liderado por Yan Xu do Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, NY, a nossa galáxia é no mínimo 50% maior do que normalmente se estima.
O estudo publicado no Astrophysical Journal, revisitou os dados do Sloan Digital Sky Survey (SDSS), que, em 2002, estabeleceu a presença do Anel Monoceros, um anel de estrelas além do plano conhecido da galáxia.
“O que nós encontramos é que o disco da Via Láctea não é apenas um disco de estrelas num plano, mas ele é sim, ondulado”, disse o Prof. Heidi Newberg, também do Rensselaer Polytechnic Institute.
“À medida que se afasta do Sol, nós podemos ver no mínimo quatro ondulações no disco da Via Láctea”.
De maneira importante, o novo estudo mostra que as feições previamente identificadas como anéis são na verdade parte do disco galáctico, estendendo a largura conhecida da Via Láctea de 100.000 anos-luz de diâmetro para 150.000 anos-luz.
“Pesquisando, os astrônomos observaram que o número de estrelas da Via Láctea decai rapidamente a cerca de 50.000 anos-luz do centro da galáxia, e então um anel de estrelas aparece a cerca de 60.000 anos-luz do centro”, disse Xu.
“O que nós vemos agora é que esse anel aparente é na verdade uma ondulação presente no disco. E pode ser que existam mais ondulações mais distantes do que possamos ver hoje”.
O Prof. Newberg, Xu e seus colegas, usaram os dados do SDSS para mostrar uma oscilação assimétrica na contagem das estrelas da sequência principal em ambos os lados do plano galáctico, começando do Sol e olhando para fora do centro galáctico.
Em outras palavras, quando nós olhamos para fora do Sol, o plano intermediário do disco é perturbado, para cima e para baixo, e depois para cima e para baixo novamente.
“Estendendo nosso conhecimento da estrutura da nossa galáxia é algo fundamentalmente importante”, disse o Dr. Glen Langston do NSF, que não estava envolvido no estudo.
“O NSF está orgulhoso por suportar o esforço de mapear a forma da nossa galáxia além de limites previamente desconhecidos”.


Artigos relacionados

exclusivo 8038460708257753731

Postar um comentário

emo-but-icon

item