Conheça 130 Elektra, o novo asteroide triplo
Astrônomos descobriram um novo satélite em órbita do asteroide 130 Elektra, no cinturão de asteroides. A equipe, que é liderada por Bin Y...

Astrônomos descobriram um novo satélite em órbita do asteroide 130 Elektra, no cinturão de asteroides. A equipe, que é liderada por Bin Yang (ESO Santiago - Chile), obteve uma imagem deste objeto usando o instrumento de ótica adaptativa extrema, o SPHERE, montado no Telescópio Principal nº 3 do Very Large Telescope do ESO, no Cerro Paranal, Chile.
Os asteroides são relíquias dos blocos constituintes que formaram os planetas telúricos (rochosos), no início da formação do Sistema Solar. O estudo de asteroides com satélites múltiplos é crucial, uma vez que os seus mecanismos de formação podem dar informações sobre a formação e evolução dos planetas, a qual não pode ser revelada por outros métodos.
Utilizando dados do SPHERE, a equipe inferiu que tanto Elektra como Minerva se formaram a partir de um impacto erosivo, o qual ocorre quando dois objetos de tamanhos semelhantes colidem obliquamente. Como resultado da colisão, pedaços substanciais de matéria podem separar-se e ser lançados para o espaço, dando origem a pequenos satélites de um dos corpos originais. Neste caso, a pequena separação dos satélites relativamente aos seus asteroides progenitores, a enorme razão entre as massas dos satélites e dos corpos primários e a mesma composição dos satélites e dos corpos primários apoiam esta teoria.