olharastronomico

Mini laboratório será implantado no núcleo de um cometa

Em 2004, a Agência Espacial Europeia lançou uma sonda chamada Rosetta com o objetivo de que ela sobrevoe o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko ...




Em 2004, a Agência Espacial Europeia lançou uma sonda chamada Rosetta com o objetivo de que ela sobrevoe o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e envie o mini-laboratório Philae para o núcleo desse astro. Agora, a missão está mais perto de acontecer, visto que a estimativa é de que os dois objetos se encontrem em novembro de 2014.
Durante esses dez anos, a sonda viajará por uma distância cerca de 5 vezes maior do que a da Terra até o Sol, chegando a cruzar o cinturão de asteroides. O módulo enviado com a sonda Rosetta chegará, inclusive, a perfurar o núcleo do cometa com o objetivo de coletar e analisar amostras de materiais.
Tudo isso, obviamente, dependerá da estrutura do cometa para ser realizado com sucesso. Como ainda não se sabe, com certeza, do que é feito o corpo do 67P/Churyumov-Gerasimenko, pode ser que a missão acabe falhando por tentar implantar o mini-laboratório em uma superfície muito fragmentada e que não poderia recebê-lo com estabilidade.
De toda forma, continuaremos torcendo para que tudo dê certo e tentarei passar mais notícias no futuro. Aguardem!

Artigos relacionados

missões 1122935633844287147

Postar um comentário

emo-but-icon

item