olharastronomico

NASA encontra eclipse em outro Sistema Solar

A NASA divulgou uma imagem feita a partir das observações de um eclipse, que ocorreu fora do Sistema Solar. Essa é a primeira vez que um eve...


A NASA divulgou uma imagem feita a partir das observações de um eclipse, que ocorreu fora do Sistema Solar. Essa é a primeira vez que um evento deste tipo é observado.
O evento foi visto pelo Telescópio Chandra, da NASA, e pelo Observatório XMM Newton, da ESA. As observações de raios-X feitas pelo telescópio detectaram um exoplaneta quando passava na frente de seu Sol. Durante o eclipse, houve um alinhamento vantajoso do planeta, conhecido como HD 189733b, e seu Sol no sistema HD 189733, que está a 63 anos-luz da Terra.
O planeta é um Jupiteriano quente, isso quer dizer que, ele tem o tamanho parecido com o de Júpiter. Mas tem uma órbita estreita em torno de sua estrela. HD 189733b é mais de 30 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra é o Sol, ele orbita seu Sol a aproximadamente cada 2,2 dias.
As características do HD 189733b o tornam um alvo preferencial para os astrônomos que buscam novas informações sobre exoplanetas e suas atmosferas. Estudos feitos a partir das observações com o Chandra e com o XMM Newton revelaram pistas sobre o tamanho da atmosfera do planeta. Dados de raios-X sugerem que há camadas de atmosfera do planeta que são transparentes à luz óptica. Mas os cientistas precisam de mais dados para confirmar essa ideia.
A estrela principal desse sistema solar tem uma estrela vermelha e como sua companheira. As estrelas, provavelmente, se formaram ao mesmo tempo, mas a estrela principal parece ser bem mais jovem do que sua companheira. Além de girar mais rápido, apresenta níveis mais elevados de atividade magnética e é cerca de 30 vezes mais brilhante em raios-X.
A suposta explicação para o comportamento diferente entre as duas estrelas pode estar no planeta gigante ao seu redor. Essa espécie de Júpiter quente pode ajudar a manter a rotação da estrela e uma alta atividade magnética por causa da força de maré.

Artigos relacionados

Satélite Jason-1 sofre falha e é desativado

  O satélite Jason-1, que acompanhava o aumento do nível do mar por 12 anos e ajudou meteorologistas de todo o planeta a realizarem melhores previsões meteorológicas, entrou em colapso ontem...

Aviões da NASA faz um controle de vulcões ativos no Peru

AFPA aeronave da NASA fez pela primeira vez uma análise dos vulcões que são considerados ativos no Peru, como medida preventiva para um eventual desastre, ele realizou uma radiografia de uma zona vulc...

Inicia a aposentadoria do telescópio espacial Galex

A NASA, desativou o telescópio espacial Galaxy Evolution Explorer, que ficou popularmente conhecido como Galex. Ele servia para explorar galáxias há uma década. O sinal para encerrar a atividade do Ga...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item