olharastronomico

NASA encontra eclipse em outro Sistema Solar

A NASA divulgou uma imagem feita a partir das observações de um eclipse, que ocorreu fora do Sistema Solar. Essa é a primeira vez que um eve...


A NASA divulgou uma imagem feita a partir das observações de um eclipse, que ocorreu fora do Sistema Solar. Essa é a primeira vez que um evento deste tipo é observado.
O evento foi visto pelo Telescópio Chandra, da NASA, e pelo Observatório XMM Newton, da ESA. As observações de raios-X feitas pelo telescópio detectaram um exoplaneta quando passava na frente de seu Sol. Durante o eclipse, houve um alinhamento vantajoso do planeta, conhecido como HD 189733b, e seu Sol no sistema HD 189733, que está a 63 anos-luz da Terra.
O planeta é um Jupiteriano quente, isso quer dizer que, ele tem o tamanho parecido com o de Júpiter. Mas tem uma órbita estreita em torno de sua estrela. HD 189733b é mais de 30 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra é o Sol, ele orbita seu Sol a aproximadamente cada 2,2 dias.
As características do HD 189733b o tornam um alvo preferencial para os astrônomos que buscam novas informações sobre exoplanetas e suas atmosferas. Estudos feitos a partir das observações com o Chandra e com o XMM Newton revelaram pistas sobre o tamanho da atmosfera do planeta. Dados de raios-X sugerem que há camadas de atmosfera do planeta que são transparentes à luz óptica. Mas os cientistas precisam de mais dados para confirmar essa ideia.
A estrela principal desse sistema solar tem uma estrela vermelha e como sua companheira. As estrelas, provavelmente, se formaram ao mesmo tempo, mas a estrela principal parece ser bem mais jovem do que sua companheira. Além de girar mais rápido, apresenta níveis mais elevados de atividade magnética e é cerca de 30 vezes mais brilhante em raios-X.
A suposta explicação para o comportamento diferente entre as duas estrelas pode estar no planeta gigante ao seu redor. Essa espécie de Júpiter quente pode ajudar a manter a rotação da estrela e uma alta atividade magnética por causa da força de maré.

Artigos relacionados

NASA 8484188698184888272

Postar um comentário

emo-but-icon

item