olharastronomico

Conheça o famoso disco Voyager Golden Record

O disco Voyager Golden Record é um disco fonográfico que está a bordo das naves Voyager. Nele há sons e imagens que foram selecionadas p...

O disco Voyager Golden Record é um disco fonográfico que está a bordo das naves Voyager. Nele há sons e imagens que foram selecionadas para demonstrar a diversidade de vida e culturas do nosso planeta para qualquer outros tipos de vidas extraterrestres. Nenhuma das naves Voyager foi lançada em direção a uma estrela em questão, porém, a Voyager 1 irá passar a aproximadamente 1,6 ano-luz de distância da estrela AC+79 3888 que fica localizada na Constelação de Ophiuchus daqui a aproximadamente 40 mil anos. Se alguma sonda for encontradas por alguma espécie alienígena, isso só vai ocorrer num futuro muito distante. Portanto, os Discos de Ouro são mais um tipo de cápsula do tempo do que uma tentativa de comunicação com civilizações extraterrenas.
O conteúdo dos 2 discos foram selecionados por um grupo da NASA, que foi chefiado por Carl Sagan. O Sagan e o seu grupo reuniu 115 imagens e vários sons naturais, como o registro sonoro de trovões, vento, ondas do mar, cantos de pássaros e baleias e outros animais. 


Também, foi reunida uma coletânea musical com algumas obras de diferentes épocas e culturas variadas, foram registradas também saudações em 55 línguas incluindo o português.
         

Carl Sagan também teve a ideia de colocar figuras de humanos nus, porém a NASA impediu. Então ao invés disso, só uma silhueta de um casal foi gravada. As 115 imagens foram gravadas em forma analógica. A maioria do disco foi projetado para ser tocado em 16⅔ RPM.
A Voyager 1 foi lançada em 1977, a sonda passou pela órbita de Plutão em 1990 e em Maio de 2005, a Voyager 1 já estava a aproximadamente 14 bilhões de Km de distância da nossa estrela, viajando em uma velocidade de 61.000 km/h, enquanto a Voyager 2 estava aproximadamente 53.000 km/h.
Enquanto a Voyager 1 estiver se aproximando da estrela  AC+79 3888, a Voyager 2 vai se aproximar da estrela Ross 248, localizada na constelação de Andrômeda. 

Conteúdo do disco em http://goldenrecord.org/
Outras fontes : Site da missão, JPL e Wiki

Artigos relacionados

NASA 368683067263818374

Postar um comentário

emo-but-icon

item