olharastronomico

Sinais de antigos lagos e sismos marcianos são vistos no novo mapa geológico pelo USGS

Teve um tempo, em que no maior sistema de cânions do nosso Sistema Solar, houve vibrações de sismos marcianos que agitaram os sedimentos ...


Teve um tempo, em que no maior sistema de cânions do nosso Sistema Solar, houve vibrações de sismos marcianos que agitaram os sedimentos que tinham se acumulado nos lagos marcianos. Os sedimentos agitados formou feições que atualmente aparecem como uma série de colinas baixas, como observado no mapa geológico baseado em imagens da NASA.
Esse mapa da parte oeste do cânion Candor Chasma dentro do Valles Marineris de Marte é o mapa geológico de mais alta resolução, que já foi lançado pelo USGS até o momento. O mapa é derivado de imagens feitas pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO, e revela detalhes menores que uma mesa.

“Esse novo mapa mostra que no tempo em que os sedimentos foram depositados, uma parte da porção oeste do Candor Chasma, especificamente o Condor Colles, continhas numerosos lagos rasos”, disse o autor do mapa, Chris Okubo do USGS Astrogeology Science Center, em Flagstaff, Arizona. 
“Esses lagos ajudaram a criar armadilhas para a areia e para a poeira soprada pelos ventos, que acumularam com o passar do tempo e formaram os extensos depósitos sedimentares que nós observamos hoje”, acrescentou.
Os sedimentos, molhados, experimentaram sismos marcianos relacionados ao movimento juntamente com algumas grandes falhas geológicas encontradas na área. Dessa forma, uma série de colinas baixas se formaram.

O Valles Marineris tem mais de 4000 Km de comprimento. As condições sob aquelas que os depósitos sedimentares se formaram têm sido uma questão aberta por décadas. As possibilidades propostas incluem acumulações nos leitos de lagos, erupções vulcânicas sob geleiras dentro de cânions, e acumulações e areia e poeira sopradas pelo vento.

Artigos relacionados

NASA 5679861372403460551

Postar um comentário

emo-but-icon

item