olharastronomico

Chandra mede com precisao a massa do aglomerado de galaxias mais massivo no universo distante conhecido

Um aglomerado de galáxias recém descoberto, é até então, o mais massivo já detectado com uma idade de 800 milhões de anos ou mais novo...



Um aglomerado de galáxias recém descoberto, é até então, o mais massivo já detectado com uma idade de 800 milhões de anos ou mais novo. Utilizando dados do Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, os astrônomos determinaram com precisão a massa e as propriedades desse aglomerado. Esse é um importante passo para se entender como os aglomerados de galáxias, as maiores estruturas do universo, que ficam mantidos pela gravidade, evoluem com o tempo.
Uma imagem composta mostra o distante e massivo aglomerado de galáxias que é oficialmente conhecido como XDCP J0044.0-2033. E os pesquisadores, o apelidaram de Gioiello, que em italiano, significa, joia. Eles escolheram esse nome pois uma imagem do aglomerado contém várias cores brilhantes, que são geradas pelo gás quente que emite raio-X e por várias galáxias de formação de estrelas localizadas dentro do aglomerado. Também, ajudou para dar esse nome, o fato dos astrônomos terem começado a discutir pela primeira vez os dados do Chandra na Villa il Gioiello, uma vila do século 15 perto do Observatório de Arcetri, que foi a última residência do proeminente astrônomo italiano Galileu Galilei. 
Nessa nova imagem do aglomerado de galáxias Gioiello, os raios-X obtidos pelo Chandra, são mostrados em roxo, os dados infravermelhos obtidos pelo Herschel Space Telescope da ESA aparecem como grandes halos vermelhos ao redor de algumas galáxias, e os dados ópticos obtidos pelo telescópio Subaru em Mauna Kea, no Havaí são apresentados nas cores vermelho, verde e azul.


Os astrônomos detectaram o Aglomerado Gioiello pela primeira vez, localizado a cerca de 9.6 bilhões de anos-luz de distância, usando o observatório XMM-Newton da ESA. Eles então aprovaram estudar o aglomerado com o Chandra em observações que foram equivalentes a mais de 4 dias. Essa é a mais profunda observação de raio-X já feita de um aglomerado localizado a uma distância superior a 8 bilhões de anos-luz.
O período de observação longo, permitiu que os pesquisadores adquirissem dados de raios-X suficientes do Chandra, de modo que quando combinados com modelos científicos pudessem fornecer o peso preciso do aglomerado. Assim, eles determinaram que o Aglomerado Gioiello contém uma massa 400 trilhões de vezes maior que a massa do Sol.

Anteriormente, os astrônomos tinham encontrado um enorme aglomerado de galáxias, conhecido como El Gordo e localizado a 7 bilhões de anos-luz de distância e alguns outros aglomerados grandes e distantes. De acordo com o melhor modelo atual, sobre como o universo se desenvolveu, existe uma pequena chance de se encontrar aglomerados tão massivos quando o Gioiello e o El Gordo. As novas descobertas sugerem que existem problemas com essa teoria, e estão fazendo com que os astrônomos busquem por outros aglomerados massivos e distantes.

Artigos relacionados

Curiosity encontra pela primeira vez compostos orgânicos na superfície de Marte

A Curiosity da NASA, mediu um aumento de 10 vezes de metano, na atmosfera ao seu redor, além de detectar outras moléculas orgânicas em uma amostra pulverizada de rocha, que foi coletada pela fura...

Dawn, consegue sua melhor imagem de Ceres até o momento e inicia preparação para a aproximação final

A sonda Dawn, mandou uma bela imagem de Ceres, esta aí, é a uma distância aproximada de 1.2 milhão de Km do planeta anão. No momento, essa é a melhor imagem de Ceres já feita pela Dawn a cami...

Orion finalmente cai sobre o Oceano Pacífico

Na imagem, a nave Orion da NASA, aguardando pelo navio da marinha norte americana, USS Anchorage, para ser rebocada até em casa. A Orion foi lançada ao espaço, em um voo de teste de 2 órbitas de ...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item