olharastronomico

Urano é perseguido por 3 centauros

Duas equipes de investigadores demonstraram, pela primeira vez, a existência de três centauros co-orbitais de Urano. Dois dos objetos possue...






Duas equipes de investigadores demonstraram, pela primeira vez, a existência de três centauros co-orbitais de Urano.
Dois dos objetos possuem órbitas instáveis em forma de ferradura, enquanto que o terceiro segue uma trajetória mais estável, cerca de 60º à frente do planeta.
No ano de 2006, o astrônomo uruguaio Tabaré Gallardo disse que as órbitas dos centauros 83982 Crantor e 2000 SN331 possuíam o mesmo período que a órbita de Urano, aproximadamente 84 anos.
Recentemente, dois astrofísicos da Espanha confirmaram ser esse o caso somente para o primeiro objeto. “As simulações que efetuamos no Centro de Processamento de Dados da Universidade Complutense de Madrid indicam que 2000 SN331 não está em ressonância 1:1 com Urano, mas Crantor sim, o que significa que completa uma revolução em redor do Sol exatamente no mesmo período que o planeta”, explica à agência noticiosa SINC Carlos de la Fuente Marcos, que é um dos autores do trabalho.
Crantor segue numa órbita em forma de ferradura associada a Urano, com uma excentricidade moderada de 0,27, e uma inclinação de aproximadamente 12,78º.
No entanto, apesar da sua trajetória ser controlada pela ação conjunta do Sol e de Urano, este objeto de 67 quilômetros de diâmetro sofre perturbações gravitacionais do planeta gigante Saturno, pelo que esta configuração orbital revela-se imprevisível em períodos superiores a 10 mil anos.
A equipe descobriu ainda outro centauro com parâmetros orbitais muito semelhante aos de Crantor.
Com um diâmetro estimado entre 20 até 90 quilômetros, 2010 EU65 também possui uma órbita em forma de ferradura, mas com uma excentricidade menor, o que o torna menos susceptível a perturbações gravitacionais provocadas por outros planetas.
Entretanto, uma segunda equipe de cientistas liderada pelo Mike Alexandersen da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, anunciou a descoberta de um terceiro objeto co-orbital de Urano.
Denominado 2011 QF99, este centauro com cerca de aproximadamente 60 quilômetros de diâmetro é o primeiro troiano uraniano a ser identificado.
Ao contrário dos outros dois objetos, 2011 QF99 segue uma órbita mais estável, devendo manter-se numa oscilação temporária em redor do ponto lagrangiano L4 do sistema Sol-Urano, e isso pelo menos, nos próximos 70 mil anos. Infelizmente ninguém vai ver, afinal até lá ninguém viverá. Pelo menos os seres humanos, ou será que vão?

Artigos relacionados

exclusivo 4947875865364091699

Postar um comentário

emo-but-icon

item