olharastronomico

Brasil ganha medalha de prata em Olimpíada de Astronomia/Astrofísica

Na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, os brasileiros, Gustavo Rojas, Eugênio Reis, Allan dos Santos Costa, Daniel ...



Na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, os brasileiros, Gustavo Rojas, Eugênio Reis, Allan dos Santos Costa, Daniel Charles Heringer Gomes, Daniel Mitsutani, Pedro Guimarães Martins e Felipe Vieira Coimbra, conseguiram medalha de prata na prova de equipe, retornando com uma grande vitória para o nosso país.
Isso ocorreu na cidade de Suceava, Romênia, entre 1 e 11 de Agosto. E vale destacar, que foi conseguido também 2 bronzes individuais e 3 menções honrosas. Reunindo 183 estudantes de 42 países, a IOAA foi um espetáculo!

TIME

Allan dos Santos Costa, Daniel Charles Heringer Gomes, Daniel Mitsutani, Pedro Guimarães Martins e Felipe Vieira Coimbra.

LÍDERES

Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos e o Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Na prova individual, os alunos tiveram que resolver um problema de dinâmica orbital, tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de 2 mísseis que deveriam atingir um asteroide que estava em rota de colisão com a Terra, para salvar nosso planeta. Eles só puderam usar os materiais que estavam em uma caixa, réguas, barbante e massa de modelar.

Mas no entanto, os nossos pequenos astrônomos conseguiram esta classificação para a Olimpíada, pois tinham ótimos resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, por provas seletivas que foram realizadas pelo Observatório Nacional (ON) e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, e claro, uma prova presencial da seleção final.
Antes de irem para à Europa, eles tiveram 2 treinamentos intensivos com astrônomos e especialistas em Passa Quatro, localizada no Sul de Minas Gerais. Teve uma programação dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, sem instrumentos e com instrumentos, resolução de exercícios e realização de provas simuladas.
O MAST, também cedeu um planetário digital móvel para eles estudarem o céu Hemisfério Norte por meio de projeções. Os estudantes aprenderam como montar e manusear 2 diferentes tipos de telescópios. E antes de partirem, revisaram lições importantes sobre o céu do Hemisfério Norte no Planetário de Santo André, localizado no estado de São Paulo.
É, e eles deram duro para conseguir essa vitória, precisaram vencer a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica e a Mostra Brasileira de Foguetes, e estudar muito. 

Nós brasileiros estamos felizes com a vitória de todos vocês para o nosso país, a questão não é conseguir a medalha de ouro, mas sim, mostrar para eles que nós também somos fortes no assunto, obrigado, sinceramente!

Artigos relacionados

exclusivo 2179655282785566106

Postar um comentário

emo-but-icon

item