Brasil ganha medalha de prata em Olimpíada de Astronomia/Astrofísica
Na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, os brasileiros, Gustavo Rojas, Eugênio Reis, Allan dos Santos Costa, Daniel ...

Na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, os brasileiros, Gustavo Rojas, Eugênio Reis, Allan dos Santos Costa, Daniel Charles Heringer Gomes, Daniel Mitsutani, Pedro Guimarães Martins e Felipe Vieira Coimbra, conseguiram medalha de prata na prova de equipe, retornando com uma grande vitória para o nosso país.
Allan dos Santos Costa, Daniel Charles Heringer Gomes, Daniel Mitsutani, Pedro Guimarães Martins e Felipe Vieira Coimbra.
LÍDERES
Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos e o Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Na prova individual, os alunos tiveram que resolver um problema de dinâmica orbital, tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de 2 mísseis que deveriam atingir um asteroide que estava em rota de colisão com a Terra, para salvar nosso planeta. Eles só puderam usar os materiais que estavam em uma caixa, réguas, barbante e massa de modelar.
O MAST, também cedeu um planetário digital móvel para eles estudarem o céu Hemisfério Norte por meio de projeções. Os estudantes aprenderam como montar e manusear 2 diferentes tipos de telescópios. E antes de partirem, revisaram lições importantes sobre o céu do Hemisfério Norte no Planetário de Santo André, localizado no estado de São Paulo.
É, e eles deram duro para conseguir essa vitória, precisaram vencer a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica e a Mostra Brasileira de Foguetes, e estudar muito.