olharastronomico

A astronauta chinesa que chegou recentemente ao espaço, dá aula no espaço.

A Wang e os astronautas Zhang Xiaoguang e Nie Haisheng, a bordo da Shenzhou X A astronauta chinesa Wang Yaping, de 33 anos, deu uma aula nes...

A Wang e os astronautas Zhang Xiaoguang e Nie Haisheng, a bordo da Shenzhou X

A astronauta chinesa Wang Yaping, de 33 anos, deu uma aula nesta quinta-feira, dia 20, a bordo da nave espacial "Shenzhou X", que foi retransmitida ao vivo para aproximadamente 60 milhões de crianças da China, na primeira vez em que a China fez este tipo de atividade no espaço.
Wang, a segunda mulher astronauta da China, mostrou aos alunos do ensino médio do país o funcionamento de algumas leis da física no espaço e como uma professora comum, fez perguntas às crianças para que demonstrassem seus conhecimentos, um evento que foi retransmitido por vários canais da emissora estatal "CFTV".
A bordo do módulo espacial, Wang apresentou às crianças os seus companheiros de viagem, o astronauta Zhang Xiaoguang que era um cameraman no momento e o Nie Haisheng, o comandante de voo, que fez uma pirueta no ar para mostrar aos estudantes a ausência de gravidade.
Depois, com pêndulos, giroscópios e gotas d'água flutuando no ar, Wang demonstrou vários fenômenos que ocorrem com a ausência de gravidade, um espetáculo.
A China é o 3º país do mundo com capacidade para enviar astronautas para o espaço (depois de Estados Unidos e Rússia) e tenta busca uma maior aproximação do programa espacial, que é cercado de segredos por sua origem militar, com a sua população, 10 anos depois do primeiro voo tripulado.
A jovem astronauta, piloto das Forças Aéreas da China, passa a fazer parte do seleto grupo de "professores espaciais" da história, e que foi iniciado com uma tragédia, pois a 1ª astronauta designada para dar uma aula no espaço, a americana Christa McAuliffe, morreu no acidente da nave Challenger em 1986. Após o acidente, outra americana - Barbara Morgan - continuou o programa dos professores no espaço 12 anos depois, na viagem do Endeavour em 1998.
Barbara enviou na semana passada uma carta de felicitação a Wang Yaping, na qual lhe desejou sucesso em sua empreitada espacial. "Você vai estar muito ocupada lá em cima, mas reserve um tempo para olhar pela janela", disse Barbara em sua carta, enviada 'em nome dos professores e estudantes de todo o mundo.

Informações : G1

Artigos relacionados

missões 1986291620979261970

Postar um comentário

emo-but-icon

item