NASA pretende fazer uma pequena plantação na Lua
A NASA, pretender fazer um experimento incrível em 2015: enviar para Lua um pequeno viveiro para cultivar nabos, agriões e manjericão. O...

Um comunicado do Centro Ames de Pesquisa da NASA, afirma que o envio das plantas pode ser o primeiro passo rumo à presença humana de longo prazo. A câmara selada para essa tentativa de germinação sobre a Lua irá a bordo da nave espacial que vencer o concurso Lunar X-Prize, do grande Google, em 2015.
Segundo a NASA, a ideia é criar uma câmara de cultivo simples, que possa sustentar a germinação em um período de aproximadamente, cinco a dez dias na Lua. A agência imagina que um filtro de papel com nutrientes dissolvidos, dentro da câmara, pode alimentar uma centena de sementes de agriões, dez sementes de manjericão e outras dez de nabo.
Quando a nave pousar na Lua, vai liberar uma pequena caixa d'água que umedecerá o papel, que começará a germinação das sementes. Os brotos serão fotografados a intervalos regulares para comparar o crescimento com plantas de controle na Terra.
Mas os astronautas não poderão comer as alfaces espaciais ainda, pois a primeira colheita será enviada de volta para a Terra para análise. Cientistas vão analisar se os vegetais realmente estão saudáveis, limpos e livres das bactérias.
Com o avanço desse programa, a NASA terá de descobrir um método para gerenciar as plantações mais complicadas. O trigo, por exemplo, exigiria equipamentos e uma preparação antes do consumo. Agora o que nos resta, é aguardar e ver se essa missão será bem sucedida.