olharastronomico

Kepler-438B: O planeta mais parecido com a Terra, até o momento

Uma equipe internacional de astrônomos, liderada pelo Dr. Guillermo Torres do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics descobriram oi...


Uma equipe internacional de astrônomos, liderada pelo Dr. Guillermo Torres do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics descobriram oito novos exoplanetas, designados de Kepler-436b até Kepler-443b, isso na zona habitável de suas estrelas. 
Entre esses oito exoplanetas, os cientistas identificaram um, nomeado Kepler-438b, o exoplaneta mais parecido com a Terra encontrado até hoje.
O Kepler-438b tem um índice de similaridade com a Terra de 0.88. Antes da sua descoberta, os dois exoplanetas mais parecidos com a Terra eram o Gliese 667Cc e o Kepler-296e.
“Com cada nova descoberta, desses pequenos e possivelmente rochosos mundos, nossa confiança na determinação da frequência verdadeira de planetas parecidos com a Terra, se fortalece”, disse um dos membros da equipe, Dr. Doug Caldwell, do Ames Research Center da NASA em Moffett Field, Califórnia, ele é coautor do artigo aceito para publicação no Astrophysical Journal.
“Está se aproximando e já deve estar no horizonte, o dia quando nós saberemos quão comum são os exoplanetas temperados e rochosos parecidos com a Terra”.
“Esse anúncio é importante pois mostra que nós estamos descobrindo muitos planetas localizados na zona habitável de outras estrelas”, adicionou a Prof. Lisa Kaltenegger da Universidade de Cornell e do Institute for Pale Blue Dots, que não esta envolvida na descoberta. “Agora que nós estamos pesquisando a zona habitável inteira ao redor de estrelas frias, nós estamos começando a ver a fascinante diversidade dessas potenciais Terras”.


De acordo com os astrônomos, o Kepler-438b, é cerca de 12% maior que a Terra e orbita sua estrela mãe, a Kepler-438, uma vez a cada 35.2 dias. A estrela, também conhecida como KOI-3284, é uma anã vermelha localizada na direção da constelação da Lyra, e está a cerca de 470 anos-luz de distância da Terra. Ela é menor e mais fria do que o nosso Sol.
Enfim, para um exoplaneta estar na zona habitável, deve receber aproximadamente a mesma quantidade de luz da estrela que a Terra recebe da sua estrela, o Sol. Se a quantidade de luz for maior, a água iria evaporar da superfície do planeta, e se for menor, ela iria congelar. O Kepler-438b recebe cerca de 40% mais luz do que a Terra. Em comparação, Vênus, recebe o dobro de radiação do Sol se comparado com esse exoplaneta.
Como resultado, o Dr. Torres e seus colegas calcularam uma probabilidade de 70% desse exoplaneta estar na zona habitável de sua estrela. Ele tem também uma probabilidade de 70% de ser um exoplaneta rochoso.
“Cada resultado obtido a partir da missão do Kepler, o nosso caçador de exoplanetas, nos leva a um passo mais a frente e mais próximo de responder a questão que atinge a todos nós, se estamos ou não sozinhos no universo”, disse Dr. John Grunsfeld do Science Mission Directorate, da NASA.

Artigos relacionados

Curiosity observou eclipse anelar do Sol pela lua Phobos em Marte

As imagens feitas com a câmera do rover Curiosity da NASA em Marte registrou a maior Lua do planeta, Phobos, passando diretamente em frente ao Sol, as imagens acima são as imagens mais limpas de u...

Cientistas encontram provas de água em grãos minerais da Lua

Cientistas encontraram provas de água em grãos minerais da superfície da Lua de origens ainda desconhecidas na profundidade do satélite, informou a NASA, no dia 20. Os pesquisadores usaram dado...

NASA terá tecnologia que permitirá transmissão de até 75 mb no espaço

A NASA está trabalhando em uma tecnologia de comunicação espacial que poderá conseguir taxas de transmissão de até 600 Mb/s, quase 75 megabytes por segundo.  A tecnologia vai se chamar Lunar La...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item