olharastronomico

Chuva de meteoros Lirídeas tem seu pico hoje!

Começou a chuva de meteoros Lirídeas, também conhecida como Liridas, que ocorre todos os anos no mês de Abril. Ela é o resultado da passa...


Começou a chuva de meteoros Lirídeas, também conhecida como Liridas, que ocorre todos os anos no mês de Abril. Ela é o resultado da passagem do planeta Terra pelos rastros de um cometa não periódico nomeado de Thatcher C/1861 G1. Ela ocorre na verdade, entre 16 e 25 de Abril, porém, somente na madrugada do dia 21 para o dia 22 de Abril que ocorre o seu pico.
Mais uma vez, o projeto Slooh conseguirá uma transmissão ao vivo, para aqueles que estiverem com o céu nublado, ou não estiver com tempo disponível, assista a transmissão.

TRANSMISSÃO AO VIVO


  

A transmissão começa a partir das 21h, pelo horário de Brasília, hoje. A transmissão terá os comentários do especialista Bob Berman, ele é astrônomo do projeto Slooh.

A taxa de meteoros no pico da chuva Lirídeas é de cerca de 15 meteoros por hora. E além disso, por causa da fase da Lua, a contagem de meteoros pode ser menor esse ano, mas em compensação, poderemos ter um "outburst", que é quando observamos uma quantidade muito maior do que o esperado, nunca se sabe.
O radiante da chuva, ficará na constelação de Hércules. Depois da meia-noite do dia 22 de Abril, ou seja, a madrugada do dia 21 a 22 de Abril, já é possível localizar a chuva no céu, mas é após as 4h da manhã(no horário de Brasília), que vai ser o melhor momento para observar os meteoros, pois é o momento do pico. 


Segundo a imagem acima, vista a partir de Piracicaba-SP às 3h46, você terá que olhar para o céu a partir do Nordeste que ocorre às 1h da madrugada, até o Norte que ocorre às 3h da madrugada. Bons céus, lembrando que pode ser visto a olho nu, e além disso é observável de todo o Brasil.

Artigos relacionados

A sonda Chang'E-3 da China, pousa na Lua sem problemas.

Agora nesse século, foi a vez da Chang'E-3 pousar no satélite natural da Terra. Tudo correu muito bem, nesse momento a sonda chinesa já está na Lua. Toda a operação foi transmitida ao vivo, alg...

Chuva de meteoros Geminídeas

A chuva de meteoros Geminídeas, é considerada uma das maiores chuvas do ano, e tem seu pico de meteoros por hora no dia 14 de dezembro. O já apresentado canal Slooh, irá transmitir ao vivo a...

Terra e Lua, vista da sonda Juno

A sonda Juno da NASA conseguiu uma bela sequência da lua capturada em órbita pela Terra, enquanto seguia viagem para Júpiter. Nessa passagem, a sonda acelerou mais de 7,3 km por segundo, o que a ...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item