olharastronomico

Conheça o planeta do momento, Kepler-186f

O exoplaneta Kepler-186f, por enquanto, é o primeiro exoplaneta conhecido, que é quase do tamanho da Terra e que fica localizado dentro...


O exoplaneta Kepler-186f, por enquanto, é o primeiro exoplaneta conhecido, que é quase do tamanho da Terra e que fica localizado dentro da chamada "zona habitável" de uma estrela.
O planeta foi descoberto recentemente, utilizando dados da sonda Kepler, e esse planeta do momento, orbita sua uma fria e apagada anã M, por sinal, ela tem aproximadamente metade do tamanho e da massa do nosso Sol, e está a cerca de 500 anos-luz de distância na constelação de Cygnus. 
Essas estrelas anãs M são comuns, constituindo cerca de 70% da quantidade total de estrelas da Via Láctea. E o planeta está na "zona habitável", onde as temperaturas em superfície permitem que a água fique em estado líquido, orbita sua estrela a uma distância de 53 milhões de quilômetros, aproximadamente a mesma distância entre o Sol e Mercúrio, sim muito perto da sua estrela anã M, porém sustentável. 
Tem também 4 outros planetas que são conhecidos neste sistema estelar, sendo todos os outros levemente maiores que Terra, e em órbitas muito mais próximas. Enquanto o tamanho e a órbita do Kepler-186f são parâmetros conhecidos, sua massa e sua composição ainda não são, e não podem ser determinadas pela técnica de trânsito utilizada pelo Kepler. Há modelos que sugerem que ele pode ser rochoso e pode até ter uma atmosfera, fazendo dele o exoplaneta mais parecido com a Terra, pelo menos por enquanto.

Fonte: http://apod.nasa.gov/apod/ap140419.html

Artigos relacionados

sondas 4368254321785799250

Postar um comentário

emo-but-icon

item