olharastronomico

Marte e Fobos

As luas de Marte são tão pequenas que alguns astrônomos acreditam que elas sejam na verdade asteroides capturados. Elas são chamadas de...


As luas de Marte são tão pequenas que alguns astrônomos acreditam que elas sejam na verdade asteroides capturados. Elas são chamadas de Fobos e Deimos, com um diâmetro médio de 17 km, são raramente visíveis em imagens de Marte. Porém, no dia 20 de Abril de 2014, o astrofotógrafo Peter Rosén tentou capturar as duas, e conseguiu pelo menos uma.
“Eu sabia a partir de muitas tentativas sem sucesso no passado que fotografar Fobos e Deimos não era uma tarefa fácil devido ao intenso brilho do planeta Marte”, disse Rosén. 

“Eu rotacionei meu telescópio Newtoniano de 10 polegadas, assim as luas não ficariam posicionadas na cruz de luz da aranha. Fobos não pôde ser identificada já que ela se encontrava dentro da área superexposta, mas Deimos pôde ser claramente mostrada em 2 das exposições. Essa animação de 2 frames mostra Deimos em órbita de Marte. Felizmente Deimos está na sua órbita. Eu também capturei uma imagem de Marte no começo da sessão de observação e inseri na animação como referência do tamanho e da orientação”.

Artigos relacionados

marte 1529439525962776772

Postar um comentário

emo-but-icon

item