olharastronomico

Pesquisa mostra que ventos violentos criaram as dunas em Titã

Titã está constantemente surpreendendo os cientistas enquanto a sonda Cassini consegue analisar o que está abaixo de sua espessa atmosf...


Titã está constantemente surpreendendo os cientistas enquanto a sonda Cassini consegue analisar o que está abaixo de sua espessa atmosfera. Um exemplo, são suas dunas, que estão apontando para direção errada, intrigando os pesquisadores.
Por que suas dunas estão apontando para o lado oposto dos ventos que sopram preferencialmente na direção leste-oeste? Bom, isso acontece durante duas raras reversões do vento em um único ano de Saturno, isto é, 30 anos terrestres, é o que sugerem os cientistas.
Os pesquisadores reaproveitaram um velho túnel de vento da NASA para simular como Titã está na superfície, observando como o vento afeta os grãos de areia. Eles não estão certos que tipo de areia existe em Titã, por isso, eles testaram 23 diferentes tipos para melhor simular o que eles querem, que são pequenas partículas de hidrocarbonetos que têm cerca de 1/3 da densidade das que são encontradas na Terra.
Após dois anos de trabalho com o modelo, isto é, sem contar os 6 anos de recondicionamento do túnel, a equipe determinou que o vento precisa soprar 50% mais rápido do que eles acreditavam para que a areia se movimentasse.
“É surpreendente que Titã tenha partículas do tamanho de grãos de areia - nós ainda não entendemos de onde elas veem - e que tem ventos fortes o suficiente para movimentá-las”, disse Devon Burr, professor associado no Departamento de Ciência Planetária e Terrestre da Universidade do Tennesse, em Knoxville, ele quem liderou a pesquisa.
“Antes de ver as imagens, nós pensávamos, que os ventos eram provavelmente muito fracos para realizar o movimento”.
Basicamente, os ventos revertem quando o Sol se move sobre o equador, afetando a densa atmosfera de Titã. Os efeitos são poderosos, criando dunas que tem centenas de metros de altura e se esticam por centenas de quilômetros.
Para realizar isso, os ventos precisam soprar a mais de 1.4 m/s, que soa lento, até que você considere a densa atmosfera de Titã, que é cerca de 12 vezes mais espessa em pressão superficial do que a encontrada na Terra.
Mais informações sobre essa pesquisa podem ser encontradas no artigo publicado na revista Nature do dia 12 de Dezembro de 2014, ou se preferir, confira na integra no link que pode ser baixado abaixo do post.

Link com mais informações (em inglês): http://goo.gl/IuPs3Y

Artigos relacionados

exclusivo 3383824612297039188

Postar um comentário

emo-but-icon

item