olharastronomico

O cometa ISON foi fotografado pela sonda MRO em sua passagem por Marte

No dia 29 de Setembro, a sonda MRO manobrou para apontar sua câmera HIRISE para o cometa ISON passando por Marte em seu caminho para o int...

No dia 29 de Setembro, a sonda MRO manobrou para apontar sua câmera HIRISE para o cometa ISON passando por Marte em seu caminho para o interior do sistema solar.
A câmera HIRISE viu um pequeno ponto na posição do cometa que é muito brilhante, praticamente como uma estrela. A "atmosfera" do cometa é levemente apagada, e esse dado será muito útil para se calcular o tamanho do núcleo e o seu brilho, informações chaves para entender qual é seu comportamento.
O cometa parece estar no limite inferior da gama de previsões de brilho para observação. Então a imagem não é visualmente agradável, mas essa baixa na sua atividade é melhor para saber a definição do tamanho do núcleo do cometa. Essa imagem tem uma escala de quase ou mais de 13.3 quilômetros por pixel, mas o tamanho do núcleo pode ser estimado baseando-se no brilho típico do núcleo de outros cometas. Conforme o cometa se aproximar do Sol, seu brilho irá aumentar para os observadores na Terra e também pode se tornar intrinsecamente mais brilhante conforme a luz solar, cada vez mais forte, evapora o gelo do cometa. O cometa passará a uma distância de 1.16 milhões de Km do Sol no dia 28 de Novembro, aguarde, se ele sobreviver, será visto daqui da Terra mais brilhante do que a Lua.

Artigos relacionados

NASA 8344200935900204325

Postar um comentário

emo-but-icon

item