olharastronomico

Comemore o Dia do Rock com Pink Floyd, e entenda a ciência do álbum Dark Side Of The Moon

Muito mais do que, para muitos, o melhor Álbum de uma das bandas mais icônicas de todos os tempos; The Dark Side of The Moon tem mais...


Muito mais do que, para muitos, o melhor Álbum de uma das bandas mais icônicas de todos os tempos; The Dark Side of The Moon tem mais mistérios e mais cultura em cada pedacinho de seu todo do que muitos possam imaginar.
De fato, trata-se de uma capa num tom misterioso; isso sem falar no impactante titulo do álbum “The Dark Side of The Moon”. No português: “O lado escuro da lua”, que nos remete a um "mistério" da Astronomia.

O que significa esse símbolo?

Para um olhar desatento, não passa de um Triangulo e Cores... Muitas cores. Mas, pra quem entende um pouco de física, ou, quem sabe, tem um pouco de curiosidade no mundo da ciência, sabe que esse “símbolo” representa um Prisma dispersando as cores primarias de um simples feixe de luz branca.
Isaac Newton, - muito conhecido pela Mecânica e Gravidade – decidiu em 1704 aprofundar-se na área da óptica. Em seu livro “Opticks”, Newton demonstrou usando apenas um pedaço de cristal – representado pelo “triangulo” na imagem – que é possível separar em faixas elementares a luz branca do Sol. – Assim como na imagem.
Explicação: Quando a luz branca transpassa o cristal, ela se divide em feixes elementares. As corres primarias que, juntas, formam a luz branca, assim como nós a conhecemos.

Qual o mistério astronômico no nome?

Quem, por ventura, tem o mínimo de atenção, percebe claramente que, virado pra Terra, sempre está a mesma face da Lua. Isso nos remete a uma pergunta inquietante, “O que há no lado escuro da Lua?”.
Na verdade, não há um “lado escuro da Lua”. Há, apenas, um lado escondido da Lua; uma lado que, devido seu movimento de rotação, jamais fica de frente para nós. Isso é um fato curioso, no qual implica a matemática básica com relação a sua órbita e rotação com relação à Terra.
O fato é que, a rotação lunar acompanha a mesma velocidade que a da Terra. Isso faz a “outro lado” da Lua, ficar sempre oculto. No entanto, isso não evita que “o lado oculto da Lua” não receba Luz.

Por que diabos o feixe de luz, depois de passar pelo cristal, não continua reto?

Isso é o chamado “Refração da Luz”. A refração ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.

As cores estão corretas?

Sim. As cores estão corretas. - Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e violeta. – No entanto, diferente do símbolo do álbum do Pink Floyd, as corres não são chapadas assim. Na verdade, em cada uma das sete cores – do vermelho ao Violeta – há diversas “entre-cores”, que da um tom suave e que, assim sendo, mostra que há infinitas variedades de cores.

Conclusão


De fato, há alguns erros no álbum, no entanto, nem por isso devemos julga-lo. Afinal, trata-se de uma banda de rock, não um artigo cientifico. E, por mais que tenha erros, os erros são mínimos, e isso não compromete a mágica que a Pink Floyd nos passa com sua musica de altíssima qualidade.
E ai, agora quer escutar um pouco? Feliz dia do Rock!


Artigos relacionados

curiosidades 3795333316898676712

Postar um comentário

emo-but-icon

item