olharastronomico

5 luas na vista do planeta Saturno

Essa imagem, de 29 de Julho de 2011 foi feita com a câmera da sonda Cassini direcionada para o norte do lado iluminado dos anéis.  Logo a d...


Essa imagem, de 29 de Julho de 2011 foi feita com a câmera da sonda Cassini direcionada para o norte do lado iluminado dos anéis. Logo a direita, obscurecendo o próprio Saturno, está a segunda maior lua do planeta, Reia, que possui aproximadamente 1528 km de diâmetro. Reia está mais próxima da sonda Cassini, a uma distância de quase 1 milhões de quilômetros. Ela tem uma superfície repleta de crateras que são testemunhas da sua história violenta, com muitas crateras se sobrepondo ou apagando traços de eventos de impactos ancestrais.
Mimas, localiza-se logo além, e parece levitar um pouco acima dos anéis mais internos de Saturno. A delimitação da grande e distinta cratera da lua, Herschel é praticamente coberta por Reia, mas pode ser observada juntamente com numerosas crateras menores.
O brilhante Encelado fica logo acima do centro da imagem e localiza-se além dos anéis, a uma distância de aproximadamente 1.8 milhões de quilômetros da sonda Cassini. Porém não seja visível nessa imagem, o congelado Encelado é coberto por uma rede de cadeias congeladas e vales, com plumas de partículas de gelo sendo expelidas pelas fissuras presentes no seu hemisfério Sul.
Para a parte inferior esquerda, a pequena e adorável Pandora, com apenas 81 km de diâmetro, aparece nos anéis externos de Saturno e sim, essa lua orbita o planeta entre os anéis
Por último, mas não menos importante, a irregular Janus, localiza-se na parte mais a esquerda da imagem, algumas marcas de sombras na sua superfície correspondem à grandes crateras de impacto. Incrível imagem, pode nos fazer refletir!

Artigos relacionados

saturno 8742536670027803368

Postar um comentário

emo-but-icon

item