olharastronomico

Índia em sua missão rumo a Marte

A primeira missão da Índia para o planeta Marte, foi iniciada ontem dia 5, começou agora a primeira missão interplanetária do país para ex...


A primeira missão da Índia para o planeta Marte, foi iniciada ontem dia 5, começou agora a primeira missão interplanetária do país para explorar o Sistema Solar.
Com um estrondo, a Mars Orbiter Mission ou MOM da Índia foi lançada ao espaço às 09h08 GMT, ou se prefirir 07h08 horário de Brasília, desde o Centro Espacial Satish Dhawan da Indian Space Research Organization em Sriharikota. A sonda terá sua jornada de 300 dias até chegar a órbita de Marte.
Menos de uma hora depois da decolagem, Radhakrishnan (Chairman da ISRO) disse que a sonda marciana da Índia entrou com sucesso na órbita da Terra.
Se tudo ocorrer como planejado, o primeiro módulo orbital marciano da Índia, no qual é chamado de Mangalyaan, tem data prevista de chegada, chegará a Marte no dia 24 de Setembro de 2014, fazendo com que a Índia se torne o 4º país a enviar com sucesso uma sonda para Marte. A sonda Mangalyaan, que custou aproximadamente cerca de 73.5 milhões de dólares, pesa apenas 1350 quilogramas. Através do seu curso de algumas órbitas, a sonda realizará uma série de manobras que a colocará rumo ao planeta Marte.
Quando chegar lá, a sonda explorará a superfície e pesquisará sua atmosfera por sinais de metano não biológico ou emitido por micróbios. A sonda também está desenhada para testar a tecnologia usada para a navegação, comunicação e também viagens espaciais interplanetárias, é o que dizem os oficiais da ISRO.

O módulo orbital Mangalyaan está carregando cinco instrumentos para Marte:

-Lyman Alpha Photometer que é usado para medir o processo de perda de água do planeta.
-Thermal Infrared Imaging Spectrometer para projetar um mapa da superfície do planeta.
-Mars Exospheric Neutral Composition Analyzer para estudar toda a atmosfera de Marte.
-Mars Color Camera para fazer imagens da superfície marciana e eventos climáticos que ali estão ocorrendo. A câmera também fará imagens das luas de Marte, que são elas, Phobos e Deimos.
-Methane Sensor for Mars irá procurar por metano na atmosfera de Marte.

A missão da Índia a Marte ocorre depois e segue no desenvolvimento da missão orbital da Lua, Chandrayaan 1, que detectou a evidência de gelo na superfície lunar. A ISRO também está desenvolvendo a sonda Chandrayaan 2, que será apenas uma continuação da missão de exploração lunar.
A Índia não é o único país a lançar uma missão para Marte nesse mês. A NASA está planejando lançar o seu próprio módulo orbital para Marte, chamado de MAVEN, programado em breve, no dia 18 de Novembro de 2013.
A missão MAVEN da NASA para Marte está desenhada para estudar a atmosfera marciana com detalhes sem precedentes. A missão que custou mais de 670 milhões de dólares está programada para ser lançada do Cabo Canaveral, na Flórida.

Artigos relacionados

NASA enviará nova sonda a Marte em 2020

A NASA divulgou um documento de mais de 150 páginas detalhando o que pode ser uma de suas maiores missões nos últimos tempos. Os planos falam sobre o envio de uma nova sonda a Marte no ano 2020, para ...

NASA testa o robô que irá a Marte

Cientistas da NASA revelaram no dia 28, que estão testando um protótipo de um robô que estão pretendendo enviar para Marte no ano de 2020, ele foi testado no deserto de Atacama, bem ao norte do Chile....

Atraso no envio do sonda Iris para o espaço

A NASA adiou em um dia o lançamento de uma nova sonda para pesquisar a nossa estrela. A sonda que é chamada de Iris, seria lançada hoje, mas vai ser enviada ao espaço apenas amanhã devido a uma falha ...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item