olharastronomico

Índia em sua missão rumo a Marte

A primeira missão da Índia para o planeta Marte, foi iniciada ontem dia 5, começou agora a primeira missão interplanetária do país para ex...


A primeira missão da Índia para o planeta Marte, foi iniciada ontem dia 5, começou agora a primeira missão interplanetária do país para explorar o Sistema Solar.
Com um estrondo, a Mars Orbiter Mission ou MOM da Índia foi lançada ao espaço às 09h08 GMT, ou se prefirir 07h08 horário de Brasília, desde o Centro Espacial Satish Dhawan da Indian Space Research Organization em Sriharikota. A sonda terá sua jornada de 300 dias até chegar a órbita de Marte.
Menos de uma hora depois da decolagem, Radhakrishnan (Chairman da ISRO) disse que a sonda marciana da Índia entrou com sucesso na órbita da Terra.
Se tudo ocorrer como planejado, o primeiro módulo orbital marciano da Índia, no qual é chamado de Mangalyaan, tem data prevista de chegada, chegará a Marte no dia 24 de Setembro de 2014, fazendo com que a Índia se torne o 4º país a enviar com sucesso uma sonda para Marte. A sonda Mangalyaan, que custou aproximadamente cerca de 73.5 milhões de dólares, pesa apenas 1350 quilogramas. Através do seu curso de algumas órbitas, a sonda realizará uma série de manobras que a colocará rumo ao planeta Marte.
Quando chegar lá, a sonda explorará a superfície e pesquisará sua atmosfera por sinais de metano não biológico ou emitido por micróbios. A sonda também está desenhada para testar a tecnologia usada para a navegação, comunicação e também viagens espaciais interplanetárias, é o que dizem os oficiais da ISRO.

O módulo orbital Mangalyaan está carregando cinco instrumentos para Marte:

-Lyman Alpha Photometer que é usado para medir o processo de perda de água do planeta.
-Thermal Infrared Imaging Spectrometer para projetar um mapa da superfície do planeta.
-Mars Exospheric Neutral Composition Analyzer para estudar toda a atmosfera de Marte.
-Mars Color Camera para fazer imagens da superfície marciana e eventos climáticos que ali estão ocorrendo. A câmera também fará imagens das luas de Marte, que são elas, Phobos e Deimos.
-Methane Sensor for Mars irá procurar por metano na atmosfera de Marte.

A missão da Índia a Marte ocorre depois e segue no desenvolvimento da missão orbital da Lua, Chandrayaan 1, que detectou a evidência de gelo na superfície lunar. A ISRO também está desenvolvendo a sonda Chandrayaan 2, que será apenas uma continuação da missão de exploração lunar.
A Índia não é o único país a lançar uma missão para Marte nesse mês. A NASA está planejando lançar o seu próprio módulo orbital para Marte, chamado de MAVEN, programado em breve, no dia 18 de Novembro de 2013.
A missão MAVEN da NASA para Marte está desenhada para estudar a atmosfera marciana com detalhes sem precedentes. A missão que custou mais de 670 milhões de dólares está programada para ser lançada do Cabo Canaveral, na Flórida.

Artigos relacionados

sondas 9064025946470023980

Postar um comentário

emo-but-icon

item