olharastronomico

Estrelas nascem na Nebulosa da Cabeça da Bruxa

A nova imagem foi feita com o Wide-Field Infrared Survey Explorer da NASA. O infravermelho mostra a Nebulosa da Cabeça da Bruxa, chamada...


A nova imagem foi feita com o Wide-Field Infrared Survey Explorer da NASA. O infravermelho mostra a Nebulosa da Cabeça da Bruxa, chamada assim pois lembra o perfil de uma bruxa. Os astrônomos dizem que as nuvens da nebulosa, ou seja, onde estrelas estão nascendo, estão sendo iluminadas por várias estrelas massivas. A poeira na nuvem está sendo atingida pela luz das estrelas, fazendo com que ela brilhe na luz infravermelha que é então registrada pelo Wide-Field Infrared Survey Explorer (WISE).


Estima-se que a Nebulosa da Cabeça da Bruxa esteja a aproximadamente centenas de anos-luz de distância na constelação de Orion, perto do joelho do famoso caçador. 
O WISE foi recentemente acordado e designado a caçar asteroides num programa chamado de NEOWISE, como já postado aqui. A reativação do WISE ocorreu depois da sonda ter sido colocada em hibernação em 2011, quando completou dois escaneamentos completos do céu, como já era planejado.

Artigos relacionados

sondas 6677222278876703411

Postar um comentário

emo-but-icon

item