Terra e Lua, vista da sonda Juno
A sonda Juno da NASA conseguiu uma bela sequência da lua capturada em órbita pela Terra, enquanto seguia viagem para Júpiter. Nessa pa...

As câmeras que fizeram as imagens deste vídeo estão localizadas perto da ponta de um dos três braços da sonda, e fazem parte do instrumento de investigação de campo magnético de Juno (chamado MAG, em inglês), normalmente utilizado para determinar a orientação de sensores magnéticos.
Essas câmeras olham para longe do lado iluminado da matriz solar, conforme a sonda se aproximava de Júpiter, 4 câmeras do sistema apontaram em direção à Terra. As imagens que mostram nosso planeta e a lua juntas foram feitas quando Juno estava a cerca de aproximadamente 966.000 Km de distância, quase três vezes a distância que separa esses corpos celestes.
A Juno estava viajando cerca de 2 vezes mais rápido que um satélite típico, para fazer um filme que não deixasse os telespectadores tontos, o rastreador de estrelas da nave teve que capturar um frame, cada vez que a câmera ficava de frente para a Terra, exatamente no instante certo. O laboratório JPL da NASA, os juntou e os colocou no formato de vídeo.
Quando a sonda entrar em órbita em torno do planeta em 2016, irá circundá-lo 33 vezes de polo a polo, e usar sua coleção de instrumentos científicos para observar através da cobertura de nuvens do gigante gasoso. Os cientistas devem aprender mais sobre as origens, estrutura interna, atmosfera e também a magnetosfera de Júpiter.