olharastronomico

Terra e Lua, vista da sonda Juno

A sonda Juno da NASA conseguiu uma bela sequência da lua capturada em órbita pela Terra, enquanto seguia viagem para Júpiter. Nessa pa...


A sonda Juno da NASA conseguiu uma bela sequência da lua capturada em órbita pela Terra, enquanto seguia viagem para Júpiter.
Nessa passagem, a sonda acelerou mais de 7,3 km por segundo, o que a colocou em rota para chegar em Júpiter, brevemente.
As câmeras que fizeram as imagens deste vídeo estão localizadas perto da ponta de um dos três braços da sonda, e fazem parte do instrumento de investigação de campo magnético de Juno (chamado MAG, em inglês), normalmente utilizado para determinar a orientação de sensores magnéticos.
Essas câmeras olham para longe do lado iluminado da matriz solar, conforme a sonda se aproximava de Júpiter, 4 câmeras do sistema apontaram em direção à Terra. As imagens que mostram nosso planeta e a lua juntas foram feitas quando Juno estava a cerca de aproximadamente 966.000 Km de distância, quase três vezes a distância que separa esses corpos celestes.


A Juno estava viajando cerca de 2 vezes mais rápido que um satélite típico, para fazer um filme que não deixasse os telespectadores tontos, o rastreador de estrelas da nave teve que capturar um frame, cada vez que a câmera ficava de frente para a Terra, exatamente no instante certo. O laboratório JPL da NASA, os juntou e os colocou no formato de vídeo.
Quando a sonda entrar em órbita em torno do planeta em 2016, irá circundá-lo 33 vezes de polo a polo, e usar sua coleção de instrumentos científicos para observar através da cobertura de nuvens do gigante gasoso. Os cientistas devem aprender mais sobre as origens, estrutura interna, atmosfera e também a magnetosfera de Júpiter.

Artigos relacionados

sondas 4010170304539164093

Postar um comentário

emo-but-icon

item