olharastronomico

Saturno sem anéis?

Espera aí, cadê os anéis de Saturno?  Quando os anéis de Saturno desapareceram em 1612, Galileu não entendeu o motivo.  Pouco te...

Espera aí, cadê os anéis de Saturno? Quando os anéis de Saturno desapareceram em 1612, Galileu não entendeu o motivo. 
Pouco tempo depois, no mesmo século, pôde-se entender que as protuberâncias incomuns do planeta eram anéis e que quando a Terra cruzava o plano dos anéis, eles desapareceriam. 
O motivo disso ocorrer é que os anéis de Saturno estão confinados em um plano muitas vezes mais fino em proporção, bem finos. A sonda Cassini, orbitando o planeta Saturno também cruzou o plano dos anéis de Saturno. 
E uma série de imagens feitas em Fevereiro de 2005 com a sonda cruzando o plano dos anéis, foi disponibilizada online em uma imensa coleção de imagens de Saturno, pelo amador espanhol Fernando Garcia Navarro. 
A imagem que aparece logo acima, mostra o resultado do processamento digital em cores representativas, por exemplo, o fino plano dos anéis de Saturno aparecem na cor azul, enquanto as faixas, e as nuvens da atmosfera superior de Saturno aparecem em Dourado. Ah, e os detalhes dos anéis de Saturno podem também ser vistos pelas sombras profundas que cruzam a parte superior da imagem, há luas que sobressaltam a foto, lembrando que a imagem foi feita em 2005.Veja em qualidade completa em http://apod.nasa.gov/apod/image/1402/saturnplane_cassini_1004.jpg

Fonte: http://apod.nasa.gov/apod/ap140223.html

Artigos relacionados

curiosidades 7594535968059464391

Postar um comentário

emo-but-icon

item