olharastronomico

Os astrônomos localizaram um novo planeta anão, que fica bem além da órbita de Plutão

Ontem, foi feito um anúncio de um novo corpo celeste, designado 2012 VP113, que é atualmente, o mais distante do Sol encontrado. O plane...



Ontem, foi feito um anúncio de um novo corpo celeste, designado 2012 VP113, que é atualmente, o mais distante do Sol encontrado.
O planeta anão, que os astrônomos, estimam ter 450 quilômetros de diâmetro, que é aproximadamente 1/7 do diâmetro da Lua, ele não é o primeiro a ser encontrado por lá, e nem é o maior.
O sistema solar tal como o conhecemos hoje pode ser dividido em 3 partes

-Os planetas rochosos, como a Terra
-Os gigantes gasosos, como Saturno
-A cintura de Kuiper, onde fica um conjunto de objetos gelados, que inclui Plutão, situado além de Netuno. 
Para lá, só se conhecia Sedna, o planeta-anão descoberto em 2003 por uma equipe da qual, tem também o Chadwick Trujillo, do Observatório Gemini, e um dos co-autores da presente descoberta. Com aproximadamente, 1000 quilômetros de diâmetro, Sedna é mais pequeno do que Plutão, enfim, se imaginava que Sedna era o mais distante.
Porém, com a descoberta do 2012 VP113, ficou óbvio que na verdade não era, e que podem existir vários outros, quem sabe maiores.
O planeta 2012 VP113, permanece muito longe da nossa estrela, a aproximadamente 80 UA. O Trujillo e o Scott Sheppard, da Instituição Carnegie, conseguiram capturar o objeto, utilizando a Câmera de Energia Escura do NOAO, telescópio de 4 metros de abertura situado no Chile, o dispositivo é capaz de varrer vastas regiões do céu à procura de objetos muito ténues.
De qualquer forma, a descoberta do 2012 VP113, revela algo que qualquer teoria da formação da nuvem de Oort interior terá de ser capaz de explicar, que as órbitas de Sedna e de 2012 VP113 tem características muito semelhantes. É, ainda há muitos mistérios em nosso Sistema Solar.

Artigos relacionados

exclusivo 2431218933536696554

Postar um comentário

emo-but-icon

item