olharastronomico

Cometa Jacques, vai passar "próximo" de Vênus em Junho

O Brasil, deveria parabenizar o Cristovão Jacques e toda a equipe do SONEAR, pois no dia 13 de Março de 2014, eles identificaram o cometa...





O Brasil, deveria parabenizar o Cristovão Jacques e toda a equipe do SONEAR, pois no dia 13 de Março de 2014, eles identificaram o cometa C/2014 E2 (Jacques) em imagens de CCD feitas com o telescópio refletor de campo vasto de 0.45 metros do Observatório SONEAR, que fica localizado próximo da cidade de Oliveira, Minas Gerais.
E um cálculo bem preliminar de sua órbita, está indicando que a maior aproximação do Sol do cometa acorrerá no dia 29 de Junho de 2014, quando ele passará a aproximadamente 56 milhões de milhas, seguindo, 2 semanas depois de uma passagem relativamente próxima ao planeta Vênus, de 0.09 UA, ou se preferir, 13.5 milhões de quilômetros.
Se o cometa se aproximar da Terra assim, depois do periélio, ele será uma bela apreciação nos céus. Logicamente que observar esse cometa de Vênus, não é algo recomendado. Se fosse possível estar em Vênus, seria impossível observar o cometa, já que lá o tempo "nublado", se aplica 24h por dia.
Enfim, esse já é o segundo cometa descoberto esse ano pela equipe, ele é também, o segundo cometa brasileiro. O primeiro cometa descoberto pela equipe foi o C/2014 A4 (SONEAR), identificado no mês de Janeiro de 2014, já publicado aqui. O Cometa Jacques foi rastreado pelo norte da constelação de Centauro, desde a sua descoberta. E ao decorrer das próximas noites, ele estará na fronteira com a constelação de Hydra, onde ele será bem visível para os moradores do hemisfério sul e baixo no horizonte sul para os observadores do hemisfério norte.





O cometa Jacques, exibe uma densa coma brilhante com 2 arcos de minutos ou uma atmosfera cometária, com uma pequena cauda apontando para o norte. A estimativa do brilho é difícil de ser feita, mas o cometa parece estar com uma magnitude entre +11.5 e +12, ou seja, no intervalo de visualização para telescópios de 20 cm ou maiores. Enfim, nas próximas semanas o Cometa Jacques se aproximará tanto do planeta Terra como do Sol e ele ganhará mais brilho e altura no céu.
Pouco tempo depois do periélio, o Cometa Jacques terá um brilho entre as magnitudes +10 e +10.5 e manterá esse brilho enquanto vagará entre as constelações de Orion e Perseus de meados de Julho até Agosto. A sua maior aproximação da Terra acontecerá entre 29/30 de Agosto de 2014, quando ele passará a 87 milhões de quilômetros de distância. Ele se juntará ao Cometa Oukameiden, previsto para alcançar uma visibilidade por binóculos no final de Agosto de 2014, que irá oferecer aos amantes dos cometas uma bela cena nos céus quentes do verão.
A equipe do SONEAR, estão mostrando que o Brasil tem força na astronomia também. Parabéns a todos da equipe, sinceramente!


Fonte: http://www.universetoday.com/110345/new-comet-jacques-may-pass-8-4-million-miles-from-venus-this-july/

Artigos relacionados

exclusivo 8118725089720235584

Postar um comentário

emo-but-icon

item