olharastronomico

Oposição de Marte ocorrerá hoje

Um alinhamento cósmico da Terra e Marte vai ocorrer hoje, ele é chamado de oposição, é um fenômeno que ocorre com Marte a partir da Terra...


Um alinhamento cósmico da Terra e Marte vai ocorrer hoje, ele é chamado de oposição, é um fenômeno que ocorre com Marte a partir da Terra, a cada 2 anos, ou, para ser mais exato, a cada 778 dias.
Marte estará, para nós observadores, bem maior, principalmente se tivermos um bom telescópio à nossa disposição, ou pelo menos, uma luneta.
A Slooh nos deu novamente uma grande oportunidade, o privilégio de observar Marte em tempo real, a partir de telescópios localizados nas Ilhas Canárias.

TRANSMISSÃO AO VIVO




Inicio da transmissão: Hoje, dia 08 de abril de 2014, às 23h00 do horário de Brasília


Hoje, Marte, a Terra e o Sol vão formar uma linha reta entre eles, lembrando que isso ocorre seis dias mais tarde que Terra.
Enfim, alguns planetas, como Vênus e a Terra, tem orbitas ao redor do Sol que são círculos quase perfeitos. Já, outros planetas, como Mercúrio e Marte, tem suas órbitas mais elípticas, chamadas órbitas excêntricas, e por conta da excentricidade da órbita de Marte, o dia em que ele está mais próximo da Terra pode ser diferente do dia de sua oposição.
Quando a Terra alcança Marte quando ele está próximo do Sol, conseguimos uma oposição favorável. Porém, quando a Terra passa por Marte quando ele está mais longe do Sol, temos uma oposição muito desfavorável. 
A oposição de Marte que teremos hoje, é um pouco mais favorável do que há dois anos, e as próximas oposições também, isso até em Julho de 2018, quando conseguiremos uma oposição muito favorável.
Enfim, olhe para o céu a partir das 20h00, horário, Marte vai aparecer no Leste, recomendamos o uso de um telescópio ou luneta. Bons céus!

Artigos relacionados

marte 6119979394411633482

Postar um comentário

emo-but-icon

item