olharastronomico

Astrônomos descobrem novo tipo de exoplaneta, denominado Mega-Terra

Os astrônomos conseguiram desta vez, descobrir um planeta rochoso que tem cerca de 17 vezes a massa da Terra e mais de 2 vezes maior ta...


Os astrônomos conseguiram desta vez, descobrir um planeta rochoso que tem cerca de 17 vezes a massa da Terra e mais de 2 vezes maior também. A descoberta desafiou os teóricos sobre a formação de planetas, que explica como um planeta como este poderia ser formado.
“Nós ficamos muito surpresos quando nós percebemos o que nós havíamos encontrado”, disse o astrônomo Xavier Dumusque, do Havard-Smithsonian Center for Astrophysics em Cambridge, em Massachusetts. Ele liderou as análises, utilizando dados originalmente coletados pelo Telescópio Espacial Kepler, da NASA.
O Kepler-10c, como foi nomeado, tinha sido medido anteriormente como sendo 2.3 vezes maior que a Terra, mas sua massa era desconhecida. A equipe usou o HARPS – North, um instrumento que fica localizado no Telescopio Nazionale Galileo, nas Ilhas Canárias, que é usado para conduzir as observações subsequentes para obter uma medida de massa do astro.
Acreditava-se até então, que mundos como este não pudesse existir. A enorme força gravitacional de um corpo massivo como este, conseguiria criar um envelope gasoso durante sua formação, transformando o planeta em um gigante gasoso do tamanho de Netuno ou até mesmo do tamanho de Júpiter. Mas, acredita-se que este planeta seja sólido, composto, primariamente de rocha. Ou seja, um planeta como a Terra e não como Saturno ou Júpiter.
“Quando você pensa que já viu de tudo, vem a natureza e lhe dá uma grande surpresa, nesse caso, literalmente”, disse Natalie Batalha, ela é cientista da missão Kepler, no Ames Research Center, em Moffett Field, na Califórnia. “Isso não é maravilhoso?!”.
O Kepler-10c orbita uma estrela parecida com o Sol a cada 45 dias, fazendo dele um mundo muito quente para sustentar a vida, como conhecemos. Está localizado a cerca de 560 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Draco. O sistema também hospeda o Kepler-10b, o primeiro planeta rochoso descoberto nos dados do Telescópio Espacial Kepler.


Fonte: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-171

Artigos relacionados

NASA 2477531218781100849

Postar um comentário

emo-but-icon

item