olharastronomico

Astrônomos descobrem novo tipo de exoplaneta, denominado Mega-Terra

Os astrônomos conseguiram desta vez, descobrir um planeta rochoso que tem cerca de 17 vezes a massa da Terra e mais de 2 vezes maior ta...


Os astrônomos conseguiram desta vez, descobrir um planeta rochoso que tem cerca de 17 vezes a massa da Terra e mais de 2 vezes maior também. A descoberta desafiou os teóricos sobre a formação de planetas, que explica como um planeta como este poderia ser formado.
“Nós ficamos muito surpresos quando nós percebemos o que nós havíamos encontrado”, disse o astrônomo Xavier Dumusque, do Havard-Smithsonian Center for Astrophysics em Cambridge, em Massachusetts. Ele liderou as análises, utilizando dados originalmente coletados pelo Telescópio Espacial Kepler, da NASA.
O Kepler-10c, como foi nomeado, tinha sido medido anteriormente como sendo 2.3 vezes maior que a Terra, mas sua massa era desconhecida. A equipe usou o HARPS – North, um instrumento que fica localizado no Telescopio Nazionale Galileo, nas Ilhas Canárias, que é usado para conduzir as observações subsequentes para obter uma medida de massa do astro.
Acreditava-se até então, que mundos como este não pudesse existir. A enorme força gravitacional de um corpo massivo como este, conseguiria criar um envelope gasoso durante sua formação, transformando o planeta em um gigante gasoso do tamanho de Netuno ou até mesmo do tamanho de Júpiter. Mas, acredita-se que este planeta seja sólido, composto, primariamente de rocha. Ou seja, um planeta como a Terra e não como Saturno ou Júpiter.
“Quando você pensa que já viu de tudo, vem a natureza e lhe dá uma grande surpresa, nesse caso, literalmente”, disse Natalie Batalha, ela é cientista da missão Kepler, no Ames Research Center, em Moffett Field, na Califórnia. “Isso não é maravilhoso?!”.
O Kepler-10c orbita uma estrela parecida com o Sol a cada 45 dias, fazendo dele um mundo muito quente para sustentar a vida, como conhecemos. Está localizado a cerca de 560 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Draco. O sistema também hospeda o Kepler-10b, o primeiro planeta rochoso descoberto nos dados do Telescópio Espacial Kepler.


Fonte: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-171

Artigos relacionados

Momento histórico - Lançamento da Orion

Este é o foguete United Launch Alliance Delta IV Heavy, com a espaçonave Orion da NASA montada no seu topo, sendo lançado do Space Launch Complex 37, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral às...

Curiosity inicia seu estudo em rochas da base do Monte Sharp, em Marte

A imagem acima foi feita pela Mast Camera, ou como é conhecida, MastCam, do Curiosity em Marte. Ela mostra um conjunto de rochas do embasamento, chamada de Alexander Hills, na qual, o rover se ap...

Missão Swift da NASA, pesquisa um objeto exótico

Uma equipe de pesquisadores internacional, analisou décadas de observações que foram feitas com muitas instalações, que inclui o Swift. Eles descobriram uma fonte incomum de luz numa galáxia, que e...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

item