olharastronomico

Nivelamento do terreno para o E-ELT é feito com bombas

No dia 19 de Junho, ocorreu uma cerimônia de nivelamento de montanha, para assinalar um importante marco no projeto do ESO do European Ex...


No dia 19 de Junho, ocorreu uma cerimônia de nivelamento de montanha, para assinalar um importante marco no projeto do ESO do European Extremely Large Telescope, o conhecido, E-ELT. A detonação ocorreu no pico de 3.000 metros do Cerro Armazones, como objetivo de nivelamento do cume da montanha em preparação para a construção do maior telescópio óptico/infravermelho do planeta.


A 20 Km de distância da detonação, na cerimônia, estavam presentes altos dignatários tanto do Chile como dos Estados Membros do ESO, assim como representantes das comunidades locais, oficiais do projeto e pessoal do ESO.
A ordem para se proceder à detonação foi dada pelo Sub-Secretário do Ministério de Bens Nacionais chileno, seu nome: Jorge Maldonado. A companhia chilena ICAFAL Ingeniería y Construcción S.A. fez explodir parte do topo do Cerro Armazones, libertando 5.000 metros cúbicos de rocha. Esta é apenas uma parte do elaborado processo de nivelamento que ajudará a moldar a montanha, para assim, acomodar o telescópio de 39 metros e a sua enorme cúpula. Ao total terão que ser deslocados cerca de 220.000 metros cúbicos de rocha, abrindo-se assim espaço para a plataforma de 150 por 300 metros do E-ELT.
Prevê-se que o E-ELT comece a operar em 2024, altura em que começará a investigar os maiores desafios astronômicos da nossa época. Se estima que o telescópio gigante, que será um dos maiores telescópios, se não, o maior telescópio do mundo, permita a exploração de reinos completamente desconhecidos no Universo.

Artigos relacionados

exclusivo 3460954896582448560

Postar um comentário

emo-but-icon

item