olharastronomico

Sonda Dawn, finalmente entra na órbita de Ceres!

A sonda Dawn da NASA tornou-se a primeira missão a chegar na órbita ao redor de um planeta anão. No momento em que foi capturada pela gra...


A sonda Dawn da NASA tornou-se a primeira missão a chegar na órbita ao redor de um planeta anão. No momento em que foi capturada pela gravidade de Ceres, a sonda estava a cerca de 61.000, isso foi às 9h39, horário de Brasília, dia 6 de Março de 2015.
Os controladores de missão no JPL da NASA em Pasadena, na Califórnia, receberam o sinal da sonda às 10h36, horário de Brasília, relatando que a sonda Dawn estava bem e com seu motor de íon funcionando, que indicava que ela havia sim, entrado na órbita de Ceres conforme planejado.
“Desde sua descoberta, em 1801, Ceres foi conhecido como planeta, então como asteroide, e por fim como planeta anão”, disse Marc Rayman, engenheiro chefe da Dawn e diretor da missão no JPL. “Agora, depois de uma jornada de 4.9 bilhões de quilômetros e 7.5 anos, a sonda Dawn pode chamar Ceres, de lar”.
Além de ser a primeira sonda a visitar um planeta anão, a Dawn também tem a distinção de ser a primeira missão a orbitar dois alvos extraterrestres. De 2011 a 2012, a sonda explorou o gigantesco asteroide Vesta, entregando novas ideias e milhares de imagens desse mundo distante. Ceres e o Vesta são os dois residentes mais massivos do cinturão principal de asteroide do Sistema Solar localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.

As imagens recentes, que foram recebidas, feitas em 1 de Março de 2015, mostram o planeta anão, em uma fase crescente, ou seja, maior parte de seu disco na sombra, devido à trajetória da sonda que deixou ela no lado de Ceres em que fica voltado para longe do Sol, até Abril de 2015. 
Em breve, a sonda vai nos enviar imagens ainda mais nítidas, à medida que começará a realizar uma órbita em espiral, chegando assim, cada vez mais próxima da superfície do planeta anão.
“Estamos nos sentindo muito animados”, disse Chris Russel, principal pesquisador da missão Dawn na Universidade da Califórnia Los Angeles, a UCLA. “Nós temos muito o que fazer durante o próximo ano e meio, mas nós estamos agora na estação com amplas reservas e um plano robusto para podermos obter nossos objetivos científicos”.

Artigos relacionados

NASA 5763520098085652808

Postar um comentário

emo-but-icon

item