olharastronomico

Perigeu, a aproximação máxima da Lua sobre a Terra, a Super Lua

A nossa conhecida Lua é aproximadamente 4 vezes menor do que o nosso planeta, não tem atmosfera e apresenta água em uma pequena quantidade n...











A nossa conhecida Lua é aproximadamente 4 vezes menor do que o nosso planeta, não tem atmosfera e apresenta água em uma pequena quantidade no estado sólido. Como não há atmosfera, não há uma "defesa" das colisões do meteoros, o que acaba criando as crateras que existem lá.
A Lua também é o principal responsável pelos efeitos de marés que ocorrem na Terra. Por esses efeitos, a Lua se afasta do nosso planeta aproximadamente 3 cm/Ano. A trajetória da Lua em torno da Terra é elíptica e esta volta ocorre aproximadamente a cada 28 dias. Assim em alguns momentos a Lua esta mais próxima da Terra e em outros ela esta mais distante, em cada ciclo.
Assim surgiram os termos que retratam este fenômeno. Quando a Lua está em seu ponto mais distante da trajetória ao redor do planeta Terra falamos que ela esta no Apogeu, como vista na imagem. Já quando a Lua está mais próxima ela esta no seu Perigeu, veja a imagem acima.
No apogeu e perigeu a Lua não diminui ou aumenta de tamanho mas sim temos a percepção de que ela menor ou maior devido a sua aproximação com o planeta. Outro fato que deve-se levar em conta e não confundir com a sensação que temos quando a lua esta próxima ao horizonte e ela esta maior. Este fenômeno na verdade é uma ilusão de ótica, próximo ao horizonte devido aos pontos de referência como prédios fica a sensação que a Lua esta maior, quando atinge o Zênite (linha imaginária que parte do observador e sempre aponta para o ponto mais elevado) a ausência de pontos de referência nos dá a impressão que a Lua diminuiu, mas na verdade ela esta do mesmo tamanho.

Veja os eventos que estão para acontecer da aproximação da Lua, a Super-Lua ou o Perigeu.

Maio 25 - 359,111 Km
Junho 23 - 359,991 Km
Julho 22 - 359,169 Km


A Super-Lua ocorre quando temos a máxima aproximação da Terra ou seja o maior Perigeu da Lua junto com a Lua Cheia ou Lua Nova. Lembrando que no dia 23 de Junho teremos um problema pois vai ocorrer na 8h32 da manhã.

Informações : AstroNews

Artigos relacionados

exclusivo 7761765817386812808

Postar um comentário

emo-but-icon

item