olharastronomico

Incrível GIF mostra o desmatamento da Amazônia e o derretimento das geleiras da Columbia

Desmatamento da Amazônia - GOOGLE A ação do homem sobre a natureza é a única constante na sequência de imagens aéreas feitas a partir do es...

Desmatamento da Amazônia - GOOGLE
A ação do homem sobre a natureza é a única constante na sequência de imagens aéreas feitas a partir do espaço compiladas pelo Google e divulgadas no dia 9 do mês passado.
Num projeto em conjunto com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a NASA e a revista “Time”, a ferramenta mostra a evolução de regiões como Dubai, Las Vegas, a floresta Amazônica e o lago Urmia.
São colocadas em sequência imagens aéreas desde 1984 até 2012. Assim é possível ver a transformação das regiões, como o derretimento das geleiras de Columbia, no Alasca ou o recrudescimento do desmatamento na Amazônia brasileira.
Uma das mais surpreendentes é a criação das ilhas em forma de palmeira na costa de Dubai, no Oriente Médio.

Derretimento das geleiras da Columbia
Segundo o blog do Google, foram usados “milhões de satélites e trilhões de pixels” no desenvolvimento do projeto.
As imagens da Terra são coletadas do espaço desde os anos 1970 por uma parceria da USGS e a Nada, chamada Landsat. O Google começou a trabalhar com o serviço geológico em 2009 para disponibilizar esse serviço histórico on-line, por meio da tecnologia do Google EarthEngine.
Segundo o Google, foram reunidas mais de 2 milhões de imagens. O último passo foi trabalhar com o Create Lab, da Universidade Carnegie Mellon, para converter as imagens em uma animação que pudesse ser exibida em navegadores de internet.
A revista “Time” criou um hot site para mostrar os resultados do projeto.

Fonte : G1

Artigos relacionados

NASA 1265263947373102355

Postar um comentário

  1. não é estranho o fato de até o titulo do gif ficar distorcido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a imagem está assim por conta da qualidade. A intenção é todos puderem ver, pois a grande maioria possui péssima conexão com a internet.

      Excluir

emo-but-icon

item