olharastronomico

Satélite Jason-1 sofre falha e é desativado

   O satélite Jason-1, que acompanhava o aumento do nível do mar por 12 anos e ajudou meteorologistas de todo o planeta a realizarem melhore...


  


O satélite Jason-1, que acompanhava o aumento do nível do mar por 12 anos e ajudou meteorologistas de todo o planeta a realizarem melhores previsões meteorológicas, entrou em colapso ontem, e não consegue mais realizar transmissões de dados.
Ele foi construído em uma parceria dos Estados Unidos com a França, sendo lançado ao espaço em 2001. De acordo com a NASA, o satélite deve ficar sem bateria nos próximos 90 dias, mas vai permanecer em órbita por pelo menos mil anos antes de cair em qualquer parte do planeta, ou seja, vai se transformar em um lixo espacial de um milênio.
O satélite foi responsável por realizar uma grande análise da superfície dos oceanos, realizando medições precisas sobre a altura das ondas e as mudanças de temperatura nos mares.
Além disso, dizem os cientistas, que o equipamento foi fundamental para controlar dados sobre o El Niño e outras condições climáticas. O El Niño é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico perto dos trópicos, afetando o regime de chuvas nessas regiões.

Artigos relacionados

satelites 2504223678346854110

Postar um comentário

emo-but-icon

item