olharastronomico

A caça por Exoluas começou

O ultimo compromisso na busca de planetas extrassolares, ou melhor, os "Exoplanetas" é procurar por Exoluas. Tem uma equipe lidera...


O ultimo compromisso na busca de planetas extrassolares, ou melhor, os "Exoplanetas" é procurar por Exoluas. Tem uma equipe liderada por Dr. David Kipping do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian saltou neste desafio. Depois de ter provado que, teoricamente, a detecção de um exolua do tamanho da Terra é possível, a equipe realizou a primeira pesquisa detalhada por exoluas.
Você está inclinando-se sobre a borda de seu assento aguardando os resultados? Bem, aqui vai: os dados mostram nenhuma evidência de uma lua. Isso é simplesmente a sorte do sorteio. Nós não descobrimos um exoplaneta em nossa primeira tentativa também. Acredito que com isso, estamos a beira de novas descobertas.
As razões para procurar exoluas são abundantes. "Exoluas podem ser frequentes, moradas habitáveis para a vida e, até agora, sabemos quase nada sobre a frequência fundamental de tais objetos no cosmos", disse Dr. Kipping . "Elas também desempenham um papel importante na habitabilidade desses planetas que orbitam, por exemplo, a Lua é pensada para estabilizar a inclinação do eixo da Terra e assim também o clima."
O projeto intitulado como "A caça por superluas de Keppler", mais comumente conhecido como HEK, foi formado com esses motivos em mente. Como tal, o projeto HEK vai procurar exoluas que são susceptíveis de ser habitável.
O primeiro alvo é Kepler-22b - o primeiro exoplaneta em trânsito ter sido detectado na zona habitável de sua estrela-mãe. De 2,4 raios terrestres, é grande demais para ser considerada uma analógica Terra, mas poderia facilmente ter uma lua do tamanho da Terra.

Artigos relacionados

exclusivo 1574627355766535174

Postar um comentário

emo-but-icon

item