olharastronomico

Aviões da NASA faz um controle de vulcões ativos no Peru

AFP A aeronave da NASA fez pela primeira vez uma análise dos vulcões que são considerados ativos no Peru, como medida preventiva para um eve...

AFP
A aeronave da NASA fez pela primeira vez uma análise dos vulcões que são considerados ativos no Peru, como medida preventiva para um eventual desastre, ele realizou uma radiografia de uma zona vulcânica ao sul do país.
Em Março passado, ela fez a primeira radiografia da cadeia vulcânica peruana, situada entre os departamentos de Arequipa, Moquegua e Tacna, no extremo sul do Peru, onde tem 40 vulcões.
As informações coletadas pela aeronave da Agência Espacial Americana serão comparadas com as de uma nova radiografia que será feita no mês de Março de 2014. Se for detectada alguma mudança que indique possível atividade vulcânica, a aeronave será enviada para o Peru, onde fará voos diários.
O controle dos vulcões peruanos faz parte de um acordo de cooperação científica entre o JPL da Caltech da NASA e o IGP. Com isso, o Peru se integra a um projeto preventivo, do qual também participam Equador, Bolívia e Chile.
Entre fevereiro e abril, o vulcão Sabancaya, na região de Arequipa, lançou colunas de fumaça. Em 2008, fenômeno semelhante aconteceu com o vulcão Ubinas, na região vizinha de Moquegua.

Artigos relacionados

NASA 5875486842406180809

Postar um comentário

emo-but-icon

item