olharastronomico

Inicia a aposentadoria do telescópio espacial Galex

A NASA, desativou o telescópio espacial Galaxy Evolution Explorer, que ficou popularmente conhecido como Galex. Ele servia para explorar gal...




A NASA, desativou o telescópio espacial Galaxy Evolution Explorer, que ficou popularmente conhecido como Galex. Ele servia para explorar galáxias há uma década. O sinal para encerrar a atividade do Galex foi enviado no dia 28 a partir de um centro de operações no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
Ele vai ficar ainda 65 anos em órbita até cair na Terra, quando ele estiver caindo o objeto será praticamente todo incinerado.
A NASA chegou a prorrogar por três vezes a missão do telescópio. O Galex estava “emprestado” para o Instituto de Tecnologia da Califórnia, que administrava seu uso pelos pesquisadores. O telescópio conseguiu observar várias galáxias e estrelas que estavam a bilhões de anos-luz daqui e durante os seus 10 anos de exploração, Galex descobriu uma cauda gigante de um cometa em alta velocidade. Também flagrou um buraco negro enquanto ele devorava uma estrela.
Os dados da missão do ano passado, só serão reveladas ao público em 2014.

Artigos relacionados

NASA 4881694405838432241

Postar um comentário

emo-but-icon

item