olharastronomico

ISON capturado pelo TRAPPIST

Esta nova imagem do cometa ISON foi obtida com o TRAPPIST, instalado no Observatório de La Silla do ESO na manhã de sexta-feira, dia 15 de...


Esta nova imagem do cometa ISON foi obtida com o TRAPPIST, instalado no Observatório de La Silla do ESO na manhã de sexta-feira, dia 15 de novembro de 2013. O cometa é agora suficientemente brilhante para poder ser visto com um bom par de binóculos a partir de um sítio escuro no céu da madrugada.
Estas libertações de matéria foram causadas pelo intenso calor do Sol que, como o cometa se aproxima, o calor atinge o gelo no núcleo minúsculo do cometa, que faz com que este sublime e que sejam lançadas para o espaço enormes quantidades de poeira e gás. 

Na altura em que o ISON fizer a sua maior aproximação ao Sol a 28 de novembro, o intenso calor fará com que ainda mais gás vá sublimar. No entanto, este processo poderá, igualmente, dar origem à fragmentação do núcleo em muitos pedaços, que já estariam completamente evaporados na altura em que o cometa se afastasse do intenso calor solar. Se o ISON sobreviver à sua passagem próximo do Sol, poderá então tornar-se brilhante quanto a Lua no céu, por isso torçam!

Artigos relacionados

exclusivo 623215947242099105

Postar um comentário

emo-but-icon

item