olharastronomico

NASA lança sonda que vai investigar mudança de clima em Marte

A NASA lançou dia 18, a bordo do foguete Atlas V, rumo a Marte, a sonda MAVEN, para investigar a mudança de clima do planeta Marte. A ch...


A NASA lançou dia 18, a bordo do foguete Atlas V, rumo a Marte, a sonda MAVEN, para investigar a mudança de clima do planeta Marte.
A chegada da MAVEN, a órbita marciana está prevista para o final de Setembro do ano que vem, quando começará uma missão que se prolongará durante pouco mais de um ano.
A missão da sonda MAVEN que custou US$ 671 milhões, é destinada a explorar a atmosfera superior de Marte. 

"Quando a água líquida fluía em abundância em Marte, o planeta devia ter uma atmosfera mais densa, que produzia gases de efeito estufa, permitindo que o planeta fosse mais quente", disse durante uma coletiva de imprensa, Bruce Jakosky o chefe científico da missão.
"Queremos compreender o que aconteceu, para onde foi a água e o CO2 que formava a densa atmosfera do planeta".


A sonda MAVEN conta com oito instrumentos, com um total de nove sensores, inclusive um espectrômetro de massas para a determinação das estruturas moleculares dos gases atmosféricos e um sensor SWEA, que analisará o vento solar na magnetosfera de Marte.
Depois de sua inserção orbital e cinco semanas de calibragem dos instrumentos, a sonda entrará em uma órbita elíptica de quatro horas e meia, o que lhe permitirá fazer observações em todas as latitudes de todas as camadas da atmosfera superior do planeta, com altitude variável de 150 quilômetros a mais de 6 mil quilômetros.

Informações: Agências EFE e AFP.

Artigos relacionados

sondas 8906007965811512605

Postar um comentário

emo-but-icon

item