olharastronomico

NASA planeja explorar lua de Júpiter que pode abrigar vida

A lua Europa, uma das luas de Júpiter, tem uma grande provabilidade de existir vida. Ao saber disso, a NASA, tornou as pesquisas sobre a Eur...

A lua Europa, uma das luas de Júpiter, tem uma grande provabilidade de existir vida. Ao saber disso, a NASA, tornou as pesquisas sobre a Europa uma prioridade, e divulgou seus planos para a futura exploração do local.
Ela é uma lua com uma superfície gelada. Lá há um oceano debaixo da sua crosta de gelo em contato com rochas no fundo. A lua é geologicamente ativa e bombardeada por radiações que criam oxidantes e formam, ao se misturar com a água, uma energia ideal para a vida, ainda que na forma de micróbios e outras estruturas rudimentares.
Segundo Daniel Nunes, o cientista brasileiro que trabalha no JPL, o problema é que Europa é muito longe da Terra. Esse fator dificulta a exploração dessa lua.
Realmente o problema é a distância e o tempo que demoraremos para chegar, mas o que realmente é um problema na minha opinião, eu extremelord, é o equipamento, pois precisaria ser muito resistente para sobreviver as temperaturas extremas da lua congelada e também. A NASA esta ainda planejando certinho essa viagem, principalmente, planeja mandar primeiramente uma sonda para a lua de Júpiter, bom ainda não se sabe quando irá um homem para lá.
A sonda no local seria a melhor forma para procurar sinais de vida, segundo Robert Pappalardo, o autor principal desse estudo. O pouso deverá ser o ponto mais crítico da missão, o calor poderá perfurar o gelo. A sonda contará com um magnetrômetro, um espectrômetro e uma perfuratriz. Essas ferramentas seriam capazes de penetrar na crosta de gelo até 10 centímetros, descobrir a composição química, medir massa e salinidade. 
A sonda Juno, que foi lançada em 2001, chegará em Júpiter em 2016. A NASA crê que também ajudará a estudar a lua Europa mais de perto, assim adiantando o projeto.

Artigos relacionados

projetos 1616929623670770099

Postar um comentário

emo-but-icon

item