olharastronomico

O Japão lançou o 1º telescópio de observação planetária

A agência espacial JAXA nessa madrugada, após algumas tentativas, o lançamento do foguete Epsilon-1 subindo sem problemas, que leva a bo...


A agência espacial JAXA nessa madrugada, após algumas tentativas, o lançamento do foguete Epsilon-1 subindo sem problemas, que leva a bordo o 1º telescópio espacial de observação planetária remota.



Ocorreu nessa madrugada, às 2h, no Centro Espacial de Uchinoura, em Kagoshima, que fica logo no sudoeste do Japão.
Com o foguete Epsilon-1, o Japão vai colocar em órbita o telescópio Sprint-A, ele servirá para observação de planetas como Vênus, Marte e Júpiter.
No dia 27 agosto, aconteceu a última tentativa fracassada, o sistema realizou uma parada automática de emergência, poucos segundos antes do lançamento, devido a um problema com a inclinação do foguete.
O telescópio vai representar uma revolução na indústria espacial, disse Yasuhiro Morita, o encarregado do lançamento, em comunicado divulgado pela JAXA.
O preço do lançamento foi de cerca de 5,3 bilhões de ienes ou US$ 54 milhões, que é quase a metade dos custos do modelo HII-A, a agência acredita que ainda pode reduzir mais, para até 3 bilhões de ienes, ou em outras palavras US$ 30 milhões.
O Japão está crescendo desde 2003 em um intenso programa espacial, baseado em sua tecnologia pioneira, ele está focado na exploração dos planetas e também os asteroides.

Artigos relacionados

missões 6695633507828233653

Postar um comentário

emo-but-icon

item