olharastronomico

A vida de uma estrela semelhante ao Sol

Nascidas a partir de nuvens de gás e poeira, estrelas como o nosso Sol passam a maior parte de suas vidas lentamente consumindo seu prin...


Nascidas a partir de nuvens de gás e poeira, estrelas como o nosso Sol passam a maior parte de suas vidas lentamente consumindo seu principal combustível, o hidrogênio e transformando em o elemento mais pesado, o hélio.
Depois disso, após passar bilhões de anos, o seu combustível fica quase que esgotado e então elas começam a inflar como uma bexiga  assim, empurrando as camadas exteriores para longe do que se transformou em um núcleo pequeno e muito quente.
Essas estrelas com a "idade adulta" se tornam imensas, frias e vermelhas, elas são chamadas de gigantes vermelhas. Todas as gigantes vermelhas apresentam uma oscilação lenta em seu brilho devido a sua "respiração" para dentro e para fora.
Após esta fase rápida e tumultuada da vida "adulta" de uma estrela, elas não terminam a vida em explosões dramáticas como as supernovas, elas morrem se tornando nebulosas planetárias, jogando toda a matéria das camadas exteriores para fora e a estrela, uma remanescente minúscula, fica conhecida como anã branca, no meio dessa nebulosa.
A anã branca é uma estrelinha quente e muito densa, que quando sem combustível vai esfriando aos poucos até se transformar em uma anã negra, que é uma espécie de "cinzas" de estrela e é quase invisível.

Artigos relacionados

Sol 253881053172404795

Postar um comentário

emo-but-icon

item