olharastronomico

Explosão de supernova poderá ser vista nas próximas semanas

Uma explosão estelar poderá ser vista nas próximas semanas, na Galáxia do Charuto, a galáxia recebe o nome assim pelo seu formato. Com...


Uma explosão estelar poderá ser vista nas próximas semanas, na Galáxia do Charuto, a galáxia recebe o nome assim pelo seu formato. Como o local fica a cerca de 12 milhões de anos-luz daqui vai oferecer uma oportunidade única para se estudar uma supernova, e significa também, que na verdade esse fenômeno ocorreu a 12 milhões de anos atrás, mas a distância, fez com que a luz percorresse todo esse caminho até chegar aqui, brevemente nas próximas semanas.
Foi Steve Fossey, um astrônomo do University College de Londres, da Grã-Bretanha, que descobriu a galáxia com um pequeno telescópio de apenas 35 centímetros.
Steve consultou seus colegas de outros observatórios e confirmou a descoberta, a União Astronômica Internacional catalogou a supernova como SN2014J.
A supernova chega ser tão brilhante que qualquer um poderá ver a supernova, com o auxilio de telescópios pequenos e binóculos e talvez até mesmo com os próprios olhos, mas isso quando atingir o ponto máximo do seu brilho, deverá ocorrer daqui uma semana.
Agora Steve Fossey se prepara para recolher informações e aprender tudo o que conseguir enquanto a supernova for visível no céu.
O astrônomo explicou que esta galáxia, é incomum e está muito próxima, uma supernova tão próxima como esta provavelmente ocorre uma vez em décadas, ou seja, vale a pena conferir.
A supernova da Galáxia do Charuto, fica na constelação da Ursa Maior, e permanecerá brilhante por aproximadamente um mês e os cientistas vão aproveitar ao máximo e conhecer um pouco mais dos segredos desta galáxia.
Há teorias de que a galáxia tem o que chamamos de uma anã branca, que efetivamente é uma estrela como o Sol, e está na fase final de sua vida, uma estrela que tem uma companheira binária, atraindo material dessa amiga e ficando maior e mais quente até que se detone a uma temperatura crítica e explode em pedaços.
"Do espaço, podemos observar a onda expansiva desta explosão, ao impactar no material que há a seu redor, incluindo sua companheira. E esta é a chave, precisamos compreender a companheira", disse Fossey.
O cientista afirma que esta poderia ser uma estrela como o Sol ou poderia ser um outro tipo de evento espacial, que incluiria duas anãs brancas. Para o cientista, entender os "estalos estelares" pode levar à resolução de outros mistérios, pois as "supernovas são faróis de luz".
Segundo Fossey, além de ajudar a compreender o processo de morte de uma estrela, as supernovas também são muito importantes pela sua luminosidade, a qual permite medir com precisão as distâncias entre as galáxias do universo.
O cientista afirmou que os astrônomos estão vivendo semanas de "atividade furiosa" com os instrumentos ópticos espaciais e terrestres apontando para a direção da galáxia, para acompanhar o processo e conseguir toda a informação possível sobre o brilhante fim desta estrela.

Artigos relacionados

supernova 2667032148188179408

Postar um comentário

emo-but-icon

item