olharastronomico

O dia 16 de Janeiro entrou para a história, na astronomia brasileira

Com um telescópio instalado no interior de Minas Gerais, um grupo conseguiu detectar e também confirmar a descoberta do 1º cometa brasilei...

Com um telescópio instalado no interior de Minas Gerais, um grupo conseguiu detectar e também confirmar a descoberta do 1º cometa brasileiro, chamado C/2014 A4 SONEAR, o objeto foi descoberto pelos astrônomos, Eduardo Pimentel, Cristovão Jacques e João Ribeiro de Barros a partir de imagens feitas no dia 12 de Janeiro de 2014. As detecção foi conseguida com um telescópio de 450 milímetros instalado no observatório SONEAR, na cidade mineira de Oliveira.
A detecção foi primeiramente passada para União Astronômica Internacional(IAU) e outros pesquisadores, amadores e profissionais, que passaram a estudar e fazer as medições (astrometria) do novo objeto antes que a descoberta fosse confirmada.
Em 13 de Janeiro, um dia após a detecção inicial, os astrônomos Ernesto Guido, Nick Howes e Martino Nicolini, na Itália, coletaram 19 imagens a partir de um telescópio robótico instalado em Siding Spring, na Austrália, confirmando a existência de uma pequena coma ligeiramente elongada no sentido norte-este.
Teve também, 25 exposições feitas no dia 14 de Janeiro, que também confirmou que o objeto descoberto era de fato um cometa, com uma difusa coma de 8 arco-segundos de diâmetro.
E após 3 dias de observações, no dia 16 de Janeiro de 2014 a União Astronômica Internacional confirmou a descoberta dos astrônomos brasileiros, batizando oficialmente de C/214 A4 SONEAR, o primeiro cometa descoberto aqui no Brasil.
O C/214 A4 SONEAR é um cometa de orbita parabólica, provavelmente originado na nuvem de Oort. Que quando detectado, se encontrava a cerca de 5.68 UA da Terra e aproximadamente 6.33 UA do Sol. Sua orbita é altamente inclinada, em 121º e atingirá o periélio em 11 de Setembro de 2015, quando passará a 3.82 UA do Sol, que equivale a aproximadamente 571 milhões de quilômetros.
A primeira vez que um cometa é descoberto em nosso país e dessa forma, entregamos os parabéns ao grupo, por ser fiel em sua pesquisa e conseguir essa conquista para a astronomia brasileira!


Informações extras
UA = Significa Unidade Astronômica, 1UA equivalente a cerca de 149.5 milhões de km.

Artigos relacionados

exclusivo 2563821925882473851

Postar um comentário

emo-but-icon

item